CCSP e mais 9 imóveis têm tombamento homologado pelo Conpresp em São Paulo

Dentre os imóveis do Eixo Liberdade-Vergueiro, estão o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados. O tombamento foi decidido em março do ano passado durante reunião do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Antigo galpão transformado em teatro foi tombado na Liberdade. Foto: Google Street View/Reprodução / Estadão

A determinação considerou estudos realizados na região em 1987, os mesmos que deram origem ao tombamento dos caminhos Glória-Lavapés. A resolução de tombamento ressalta a “dimensão sociocultural, da história, do cotidiano e da paisagem local, para além dos aspectos da arquitetura em si” e “os caminhos históricos da cidade de São Paulo, seu traçado e geografia, como testemunhos do processo de urbanização da cidade e da sua paisagem cultural”.

Além disso, o texto ressalta que o Eixo Liberdade-Vergueiro era tradicionalmente usado durante o período de urbanização da cidade como principal caminho até Santo Amaro. “Esse caminho passou por grandes transformações, ocasionadas pela expansão e desenvolvimento urbano, representados pela instalação de trilhos de bondes, depois pela linha norte-sul do metrô, e por um processo de verticalização ainda em andamento, estruturado a partir dessa via ou eixo.”

Antiga edificação na Liberdade foi tombada. Foto: Google Street View/Reprodução / Estadão.

Com a determinação, qualquer intervenção na via, nos canteiros e nas calçadas da Avenida Liberdade, da Rua Vergueiro e da Praça da Liberdade precisão de análise prévia no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e do Conpresp.

Estação de água também é tombada no Alto da Boa Vista

A Secretaria Municipal de Cultural ainda homologou o tombamento da Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos, no Alto da Boa Vista, na zona sul. O espaço foi inaugurado em 1929, sendo pioneiro na captação de água da Represa Guarapiranga e que chegou a abastecer cerca de 400 mil pessoas até ser desativada em 1998.

Em 1957 a instalação passou a ser chamada de Professor Dr. Theodoro Augusto Ramos. Foto: Google Street View / Reprodução / Estadão. / Reprodução.

A estação pertence até hoje à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O processo de tombamento estava em tramitação na esfera municipal desde 2009, sendo votado em reunião do Conpresp em agosto. A decisão abarca a antiga Casa do Filtro, a Bacia de Decantação e a Casa de Química.

“No cenário de pouca disponibilidade de água na década de 1920 e após anos de análise das alternativas disponíveis, a opção pela captação de águas menos puras para abastecimento da população a partir da Represa de Guarapiranga somente se tornou viável com a construção desta ETA, que introduziu o tratamento de água em larga escala através de uma nova tecnologia de filtros, importada da Alemanha, o que lhe confere importância científica ímpar”, explica a resolução de tombamento.

A estação leva o nome do idealizador e criador do projeto, o engenheiro Theodoro Augusto Ramos. “Arquitetura da ETA Prof. Dr. Theodoro Augusto Ramos se insere em um momento de busca por uma expressão que ilustrasse as aspirações de pujança e modernidade da população paulista, representada pelo estilo art déco”, diz. “É referência urbana no bairro do Alto da Boa Vista.”

Cinco residências na zona norte também estão com tombamento oficializado

Conjunto de sobrados também está entre os novos bens tombados em São Paulo. Foto: Google Street View / Reprodução / Estadão.

A Prefeitura também publicou um edital de notificação do tombamento de cinco imóveis residenciais na zona norte da capital, construídos entre as décadas de 30 e 60. A preservação foi decidida em reunião do Conpresp em março de 2018.

Dentro os que imóveis que precisarão ser preservados, está o “Palacete Baruel”, erguido há mais de cem anos e também chamado de “Castelinho Baruel” por moradores da região. Outro destaque é a Biblioteca Narbal Fontes, também com história ligada à família Baruel antes de se tornar um equipamento da Prefeitura.

Conpresp arquiva pedido de estudo de tombamento de templo budista

Entrada do templo Nikkyoji, na Vila Mariana (zona sul). Foto: Keiny Andrade / Folhapress.

O pedido de abertura de estudo de tombamento do templo budista Nikkyoji, da Vila Mariana, zona sul, foi arquivado no dia 16 deste mês. A decisão foi tomada em reunião do Conpresp, que considerou não terem sido “encontradas características que justifiquem a preservação”.

O templo é ligado à Honmon Butsuryu Shu (HBS), vertente religiosa conhecida como budismo primordial. O espaço foi inaugurado em 1982, mas a fachada e o telhado atuais (de inspiração japonesa) são de 2012.

O processo de preservação tinha o apoio de cerca de parte dos moradores da região e de um abaixo assinado, com algumas centenas de nomes. A HBS era contrária ao tombamento e já tem uma mudança de endereço planejada.

Veja a lista de novos tombamentos:

1. Sobrado na Praça da Liberdade, 83 – Liberdade
2. Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, na Praça da Liberdade, 238 – Liberdade
3. Condomínio Edifício Jahu, no Largo da Pólvora, 96 – Liberdade
4. Antigo galpão fabril transformado em teatro na Rua Barão de Iguape, 113 – Liberdade
5. Casarão na Avenida Liberdade, 688 – Liberdade
6. Conjunto de quatro sobrados na Rua Santana de Paraíso, 38, 42, 46 e 52 – Liberdade
7. Antigo predinho na Rua Castro Alves, 9 – Aclimação
8. Igreja e parte antiga do Colégio Santo Agostinho, na Praça Santo Agostinho, 37 – Liberdade
9. Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, 1.000 – Aclimação
10. Estação de Tratamento de Água Theodoro Ramos, na Rua Américo Brasiliense, 630 – Alto da Boa Vista
11. Casa na Av. Nova Cantareira, 5.816 – Tucuruvi
12. Casa na Av. Nova Cantareira, 5.631 – Tucuruvi
13. Residência na Rua Casa Forte, 166 – Água Fria
14. Antiga Chácara Baruel, na Rua Voluntários da Pátria, 2.677 – Santana
15. Biblioteca Narbal Fontes, na Conselheiro Moreira de Barros, 170 – Santana.

***
Por Priscila Mengue no Estadão.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.