A Colorado do Brás vai abrir os desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2019 com um enredo homenageando o Quênia. O título do enredo, “Hakuna Matata, isso é viver”, é uma frase que ficou conhecida principalmente depois da animação “O Rei Leão”. O carnavalesco Leonardo Catta Preta vai para o terceiro carnaval na agremiação.
Império da Casa Verde
Mancha Verde
A Mancha Verde vai contar a história de uma princesa africana no enredo e vai retratar as lutas de Aqualtune pelos direitos dos negros e das mulheres, da escravidão e também da intolerância religiosa. O enredo recebeu o nome de “Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra”. A ideia do enredo foi sugerida pelo presidente Paulo Serdan e será desenvolvida por Jorge Freitas.
Acadêmicos do Tucuruvi
A Acadêmicos do Tucuruvi falará de liberdade no carnaval de 2019. O carnavalesco Dione Leite estreia na agremiação com o enredo: “Liberdade, o canto retumbante de um povo heroico “. O tema fala da luta pela liberdade na história do Brasil desde o descobrimento até os dias atuais.
Acadêmicos do Tatuapé
A Acadêmicos do Tatuapé quer conquistar o terceiro título consecutivo com um enredo falando dos guerreiros. O título é “Bravos Guerreiros – Por Deus, pela honra, pela justiça e pelos que precisam de nós.” No tema, desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos, a escola vai falar de guerreiros das páginas da história e também homenagear os brasileiros, considerados guerreiros do cotidiano.
X-9 Paulistana
AX-9 Paulistana anunciou que o enredo do carnaval de 2019 em São Paulo será sobre o cantor e compositor Arlindo Cruz, que completa 60 anos em 2019. O enredo será coordenado pelo carnavalesco Amarildo de Mello, que continua pelo segundo ano na X-9 Paulistana.
Tom Maior
A Tom Maior terá como tema: “Penso. Logo existo. As interrogações do nosso imaginário na busca do inimaginável”, desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. A escola foi a quarta colocada em 2018, porém com a mesma pontuação da bicampeã Acadêmicos do Tatuapé. Perdeu nos critérios de desempate.
Águia de Ouro
A Águia de Ouro traz para o desfile de carnaval deste ano o tema: “Brasil, eu quero falar de você, que país é esse?”. O carnavalesco Fran Sérgio de Oliveira Santos explica que a escola vai promover “um grande grito de basta para o que está acontecendo com o nosso país hoje, e que é fruto do que começou lá no Descobrimento”.
Dragões da Real
A Dragões da Real, vice campeã do carnaval de São Paulo em 2017, terá em 2019 a estreia do carnavalesco Mauro Quintaes falando sobre tempo. O enredo da escola será ‘A Invenção do Tempo – Uma Odisséia em 65 minutos’, em alusão ao tempo de duração do desfile das escolas paulistanas no sambódromo.
Mocidade Alegre
Uma lenda amazônica será o tema da Mocidade Alegrepara o carnaval de 2019. O enredo leva o nome de Ayakamaé – As águas sagradas do sol e da lua. Na lenda, o sol e a lua eram amantes que nunca conseguiam se encontrar. A lua começa a chorar e, das suas lágrimas, nasce o Rio Amazonas. A comissão de carnaval da escola é composta por Paulo Brasil, Neide Lopes, Carlos Lopes e Márcio Gonçalves.
Vai-Vai
A Vai-Vai levará para a avenida uma viagem no tempo de um africano contador de histórias no carnaval de São Paulo de 2019. Os carnavalescos Hernani Siqueira e Roberto Monteiros da escola de samba da Bela Vista, região central de São Paulo, vão mostrar as lutas do povo negro no enredo batizado de “Vai-Vai, o quilombo do futuro”.
Rosas de Ouro
Unidos da Vila Maria
A Unidos de Vila Maria vai homenagear o Peru. A escola da Zona Norte vai mostrar a cultura e as belezas naturais do país sul americano em seu enredo denominado “Nas asas do grande pássaro, o vôo da Vila ao império do Sol”. Os carnavalescos Alexandre Louzada e Cristiano Bara são os responsáveis.
Gaviões da Fiel
A Gaviões da Fiel vai reeditar o samba de 1994 e apresentar no carnaval da cidade de São Paulo em 2019. A escola de samba vai levar para a avenida o enredo “A saliva do santo e o veneno da serpente”, que conta a história, lendas, benefícios e malefícios do tabaco. O carnavalesco Raul Diniz foi o autor do tema original e vive há quase dez anos na Espanha como artista plástico. Para 2019, Sidnei França desenvolve o novo samba.
***
Fonte: G1.