Por Chantal Brissac.
Pelo segundo ano, o maior festival global de documentários cidadãos acontece no Brasil. Iniciativa estimula e revela soluções para os desafios econômicos, sociais e ambientais vividos em nossas metrópoles. Os cinco melhores curtas-metragens serão conhecidos no próximo dia 27 de maio em evento para convidados no Cine Reserva Cultural em São Paulo.
“A arte é uma confissão de que a vida não basta”, disse o poeta e escritor Fernando Pessoa. E é a pura verdade. A produção audiovisual, a música, o teatro e as artes plásticas são um alento no cotidiano, nos trazendo novos horizontes, sacudindo emoções e provocando reflexões e mudanças.
Num período em que vivemos a realidade trágica dos eventos extremos climáticos, podemos – e devemos – questionar, repensar e refletir sobre modelos de vida que já não funcionam mais nas nossas cidades e no dia a dia urbano.
O MegaCities ShortDocs, parceria da marca São Paulo São com a ONG Métropole du Grand Paris, em sua segunda edição no Brasil, aponta com seus documentários caminhos interessantes, criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas nas grandes metrópoles.
São histórias que mostram o desequilíbrio existente no estilo de vida atual e o que é possível fazer para melhorar esse cenário. Em relação a temas como mobilidade urbana, arquitetura, nutrição, consumo, gestão do lixo, educação, convivência e diversidade – há soluções e iniciativas simples e transformadoras.
Há também filmes que escancaram o nosso descaso com o que ainda persiste nas cidades, como o deslocamento diário de milhões de pessoas para trabalhar. No documentário “A Jornada”, Lucinete gasta pelo menos cinco horas por dia para sair da periferia, onde mora, chegar ao trabalho na região central e depois retornar. Uma rotina estressante, desrespeitosa e insalubre que segue acontecendo nas grandes cidades brasileiras.
Ações de solidariedade e conexão comunitária emocionam nos vídeos “Morro do Fubá” e “Lavando Almas”, que desnudam histórias de aprendizado e crescimento mútuo: para quem ajuda e para quem é ajudado.
A revitalização de um espaço público, a união para dignificar a vida dos moradores de rua, o esforço de entregar legumes e vegetais orgânicos para moradores de São Paulo: o desejo de ajudar é próprio dos brasileiros, especialmente frente a situações extremas, como a tragédia em curso no Rio Grande do Sul.
O MegaCities Short Docs é uma grande oportunidade para apresentar iniciativas de impacto positivo e assim colaborar para uma realidade mais sustentável e saudável diante dos inúmeros desafios urbanos presentes e que estão por vir. E tudo isso com o inspirador respiro da arte, revelando também novos talentos do setor audiovisual.
Todos os filmes envolvem o importante exercício da cidadania ativa, colaborativa e empática. Quando as pessoas se juntam e se organizam para melhorar o estilo de vida, a saúde e o bem-estar geral, encontrando soluções para resolver problemas da comunidade, valores como sustentabilidade, criatividade e inovação se fortalecem.
As cidades se tornam assim lugares sustentáveis, prazerosos e inclusive mais produtivos economicamente. “Num momento em que o nosso mundo está em profunda transformação devido aos avanços tecnológico, econômico, social, ambiental e político, os espaços urbanos cristalizam todos os desafios do nosso desenvolvimento futuro”, diz Carlos Moreno, Paris 1 Panthéon-Sorbonne e embaixador do MegaCities ShortDocs.
Saiba mais sobre alguns dos vídeos finalistas desta edição.
A Jornada
O vídeo acompanha a rotina de Lucinete, que mora na periferia paulistana e leva cerca de cinco horas diárias para se locomover da casa para o trabalho e vice-versa. O tema da mobilidade urbana é crucial para a melhora da qualidade de vida e o filme aborda de forma simples e orgânica essa questão importantíssima.
A Visão do Futuro
Com uma sequência de belas imagens e um ritmo intrigante, o filme coloca um questionamento importante para o espectador: como será a vida nas cidades das próximas gerações? Que visão e horizonte terão essas crianças em meio ao concreto que grassa nas metrópoles?
Músico de Metrô Fora da Lei
Este documentário aborda o dia a dia de músicos paulistanos que circulam pelo metrô se apresentando e muitas vezes não são vistos com empatia pelo público e pelos funcionários (tocar nos vagões de São Paulo é proibido pela Lei nº 15937/2013). Mesmo com a hostilidade, a falta de incentivo e os empecilhos, eles seguem buscando fonte de renda, reconhecimento e o prazer de seguir com a música.
O Morro do Fubá
Crianças se unem para revitalizar, transformar e ocupar um espaço público: trata-se de um documentário com timing, graça e conteúdo, que sinaliza a importância e o papel dos espaços verdes, saudáveis e abertos para a convivência, o crescimento e a saúde mental, física e emocional de crianças e jovens.
Lixo no lixo
Com criatividade, resiliência e um inconformismo frente à situação cotidiana do lixo jogado na rua, um músico consegue educar e mudar o foco e o comportamento da sua comunidade.
Se o Campo não Planta, a Cidade não Janta
Documentário objetivo, com entrevistas curtas, mas impactantes; é interessante ver os desdobramentos do projeto da agricultura orgânica e comunitária já nos centros urbanos, como São Paulo.
Lavando Almas
Documentário emocionante sobre um projeto que iniciou pequeno e tímido e vem transformando a vida das pessoas “invisíveis” nas ruas de São Paulo, moradores de rua que não têm acesso aos mínimos cuidados básicos de higiene e vivem esquecidos pelo poder público e pela própria sociedade. Um banho de empatia!
No evento de premiação serão exibidos os cinco melhores curtas-metragens de 2023/2024 e o Grand Prix do ano
Dos 80 curtas inscritos nesta edição, 15 são finalistas. Os cinco melhores serão anunciados em cerimônia de premiação exclusiva para convidados, no dia 27 de maio, às 19h, no Cine Reserva Cultural, em São Paulo (SP).
O grande vencedor concorre a um prêmio em dinheiro, a uma viagem a Paris e à exibição do filme no Festival Internacional de Cinema de Cannes 2024.
Apoios
O evento de premiação da Edição 2023/24 é um oferecimento da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e do Conselho Nacional do SESI. Conta ainda com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, do Consulado Francês e da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade e da O2 Filmes. A TV Cultura e a Rádio Cultura, o Canal MyNews, o canal Curta e o Jornal Meio & Mensagem são parceiros de mídia do evento.
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Oferecimento:
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Por Chantal Brissac.