Os carros compatíveis com a estrada serão beneficiados com alertas sobre sinalização, manutenção de via, etc. Para isto, a comunicação ocorre através da amplitude (frequência) 5,9 GHz, que inclusive é reservada especificamente para a tecnologia nos EUA.
Já a moderna estratégia C-V2X, estabelece uma conexão independentemente da existência de redes de celulares no local. Tal característica possibilita, entre outras vantagens, que quando o carro estiver próximo a um estreitamento de pista em função de homens trabalhando, o sistema compute esta informação e ainda alerte o motorista sobre a situação. Outra funcionalidade que a tecnologia possui é o oferecimento de recomendações sobre velocidade média na via para que o automóvel passe por semáforos verdes em apenas uma sequência.
Para que os serviços da rodovia sejam completos, os trabalhadores do Departamento de Transporte da Virgínia também trabalharão equipados com coletes conectados à plataforma V2X. Desta maneira, quando estiverem atuando em melhoras na via, os motoristas serão orientados a reduzir a velocidade durante o trajeto.
Ainda cabe destacar que no experimento da nova estrada conectada, foram utilizados carros da gigante Audi. O modelo Q8 protagonizou os testes e serviu de lembrete de que esta rua especifica ainda não está apta a carros de direção autônoma. A Qualcomm forneceu os sensores necessários ao empreendimento.
“A implantação da Virgínia é um marco significativo, servindo como um ponto de prova bem-sucedido que mostra organizações públicas e privadas trabalhando juntas para aplicar C- V2X para alcançar benefícios de segurança e mobilidade transformadores”, destacou Jim Misener, diretor sênior de gerenciamento de produto da Qualcomm Technologies, sobre a iniciativa.
Rodovia inteligente em Michigan
Em agosto deste ano, a governadora do estado americano de Michigan, Gretchen Whitmer, anunciou a construção de uma rodovia inteligente que ligará as cidades de Detroit e Ann Arbor. De acordo com o site Michigan Economic Development Corporation (MEDC), a estrada deverá ter 64 quilômetros e promete colocar Michigan na liderança pela busca da infraestrutura moderna. A intenção é que o empreendimento use de um modelo digital para dedicar as faixas de transporte somente a veículos autônomos, possibilitando a conversa entre estrada e veículos.
***
Fonte: Qualcomm / Tele.Síntese.