Mostra ‘The Americans’, clássico de Robert Frank, será exibida na inauguração da nova sede do IMS na Paulista

Sem um roteiro estabelecido e a bordo de um carro comprado para a ocasião, o fotógrafo percorreu o país registrando a vida de ricos e pobres, na cidade e no campo. Foi do chão de fábrica ao banco, do drive-in a Hollywood, foi a parques públicos, festas da alta sociedade, manifestações políticas, enterros e rodeios. O projeto durou dois anos e resultou em 27 mil imagens, das quais Frank selecionou, primeiro, duas mil. De uma última seleção, restaram as 83 fotos que definem os Estados Unidos dos anos 1950, com sua sociedade consumista enfrentando o debate dos direitos civis e outras questões políticas e comportamentais.

O escritor Jack Kerouac escreve, no prefácio de “The Americans”, livro que Frank fez com base nesta série e lançou em 1958, que o fotógrafo “registrou cenas jamais vistas em filme fotográfico” e que “sugou um poema triste dos Estados Unidos”, tornando-se um dos “poetas trágicos do mundo”.

Pela primeira vez, essas fotos selecionadas a dedo por Robert Frank e que compõem o livro que também se tornou um marco entre as publicações da área serão expostas em sua totalidade no Brasil. A clássica série foi escolhida pelo Instituto Moreira Salles para inaugurar a sua sede na Avenida Paulista, em agosto. Robert Frank, 92, já disse que vem para a abertura, dia 21, e para o lançamento de sua obra em português.

Foto: Robert Frank / Divulgação.

Foto: Robert Frank / Divulgação.

Foto: Robert Frank / Divulgação.

“Queríamos mostrar um grande momento de um grande fotógrafo e The Americans se impôs”, conta Samuel Titan Jr., coordenador executivo cultural do IMS. “Esse clássico nasce de um desejo de transgressão. Não é o clássico do equilíbrio, da harmonia ou do acabamento. Na hora em que o Frank entra em cena, a grande questão é fazer boa fotografia em movimento. Tirá-la do cânone de equilíbrio, harmonia e composição”, completa. Mas não são apenas as imagens emprestadas pela Maison Européenne de la Photographie, da série impressa nos anos 1980 (há também a dos anos 1950, somando cerca de dez coleções no mundo), que estarão em exibição. A nova mostra Os Livros e Os Filmes também será trazida para celebrar a carreira de 70 anos do artista que, após o sucesso de The Americans, trocou a fotografia pelo cinema experimental – e depois voltou à fotografia.

“Uma vez ele me disse que as pessoas não deviam ser muito respeitosas com suas fotos, que elas foram feitas para todo mundo e não para serem vistas emolduradas. E disse que as pessoas devem olhá-las como olham para um livro”, explica Gerhard Steidl, dono da Steidl, considerada a maior editora de livros de fotografia do mundo e que desde 1988 trabalha com Frank. Há sete anos a dupla começou a formatar essa mostra de realização simples e baixo custo. Em tiras de papel-jornal em tamanhos variáveis, acompanhamos uma montagem que apresenta cada um de seus trabalhos.

“É uma retrospectiva que, usando uma expressão de Frank, dá as costas ao mercado e às instituições que dão as cartas no mundo da arte. É o Frank replicando o gesto iconoclasta que estava lá no começo e chamando para si a sua obra, não deixando que ela se fetichize e ganhe uma incômoda vida própria”, diz Titan. O IMS prevê, ainda, a exibição de toda a filmografia de Frank. 

Brasileiros

Com menos destaque, serão expostas algumas poucas fotos que Frank fez numa rápida passagem por Manaus, por volta de 1948 – viagem descoberta agora pelos organizadores e nunca registrada em seus trabalhos impressos. 

IMS

Serão sete andares, todos com pé-direito duplo, em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis. Imagem: Andrade Morettin Arquitetos.Avenida Paulista, 2.424. Quem passa por ali hoje vê as obras da construção da nova sede do Instituto Moreira Salles a mil. Tudo deve ficar pronto em menos de dois meses, quando o prédio de sete andares, todos com pé direito duplo, vai abrir suas portas ao público e uma variada programação cultural, quase toda gratuita, vai movimentar ainda mais a região. Do térreo, uma praça aberta para a avenida onde estará o restaurante Balaio, o visitante é levado por uma escada rolante até o quinto andar. Na subida, a vista para a volumosa biblioteca de livros de fotografia. Neste andar, ele encontra outra praça, com um café e a Livraria da Travessa. E dali ele decide se segue para cima, para as exposições e sala de consulta online do acervo, ou para baixo, onde estarão o cineteatro, a biblioteca e salas de cursos.

Para a abertura, estão programadas, além da mostra dedicada a Robert Frank, outra de fotografia brasileira contemporânea e “The Clocks”, de Christian Marclay. Nos planos, mostras de artistas estrangeiros e brasileiros do acervo do IMS ou não. 

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Com informações do IMS. 

 

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