Mais de 700 mil pessoas devem passar pela Bienal Internacional do Livro no Anhembi

Mais de 700 mil pessoas são esperadas até o dia 4, quando a Bienal termina. O público pode chegar ao local vindo de ônibus, que é fornecido de graça a partir dos terminais de trem Tietê e Barra Funda.

Através dos livros é possível ir para longe e para perto. É só sentar ou ficar em pé, cada um lê de um jeito. A escritora Babi A. Sette escreve para quem gosta de romances de época: o seu “O Despertar do Lírio” vai te levar até o século XIX.

“A beleza da literatura é, que é assim, a gente tá falando de um romance de época mas as emoções humanas são muito atuais, né. Então não muda. A gente vai encontrar sentimentos que se repetem hoje. Eu acredito que essa é a grande beleza mesmo de qualquer literatura”

Outro livro em exposição na Bienal conta a história de uma mulher que fabrica perfumes Na Paris do século XX e que vive um amor proibido: é “Perfumes de Paris”, da escritora Sayonara Salvioli. 

“Segundo relatos de leitores, né, que realmente já chegaram até mim. Eles de fato foram à França sem fazer força. E de fato, a intenção do romance de época é esse: é tratar de personagens fictícios, histórias e peripécias criadas pelo autor”, diz ela.

Os destaques da programação

Best-sellers

Como é de praxe, a participação de autores internacionais é o principal chamariz do evento. A irlandesa Lucinda Riley é uma das convidadas desta edição. Traduzida para 22 línguas em 36 países, a irlandesa é famosa por seus romances históricos e pela série “As sete irmãs” – que terá seu terceiro volume lançado na Bienal.

Responsável pelos sucessos “Melancia” e “Sushi”, a também irlandesa Marian Keyes é outro destaque da programação. Ela já vendeu mais de 22 milhões de livros no mundo todo e foi traduzida para 32 idiomas.

As escritoras do segmento jovem adulto Ava Dellaira (“Cartas de amor aos mortos”), Jennifer Niven (“Por lugares incríveis”), Amy Ewing (“A joia”) e Tarryn Fisher (“A oportunista”) também passarão pela Arena Cultural, o principal espaço de encontro com os autores na feira.

Também estarão na Arena Cultural: Leandro Karnal, Mauricio de Sousa, Carlan Audrey, Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, J. Sterling, Iberê Thenório, Mariana Fulfaro, Mac Barnett, Francisco Cuoc, Thalita Rebouças, entre outros (a programação completa aqui).

Youtubers

Uma das maiores apostas do mercado editorial e vistos como uma espécie de “salvação” do setor, que amarga queda no faturamento, os fenômenos da internet compõem uma vasta agenda na edição deste ano. Pela Arena Cultural, passarão Pedro Afonso, o Rezendeevil, autor de “Dois mundos, um herói”, Julia Tolezano, a Jout Jout, que escreveu “Tá todo mundo mal”, Kéfera Buchmann, de “Muito mais que cinco minutos”, e Christian Figueiredo, de “Eu fico loko” (veja outros nomes abaixo).

Outros youtubers na programação: Lucas Rangel, Isabela Freitas, Bruna Vieira, Mandy Candy, Maju Trindade, PC Siqueira e Cauê Moura.

Sem tumultos

A feira vai estrear neste ano uma iniciativa tentar evitar os comuns tumultos nas sessões de autógrafos mais concorridas. Senhas estão disponíveis no site oficial do evento e, somente com elas, os visitantes poderão participar dos encontros (veja, abaixo, quais ainda têm senhas disponíveis). O sistema vale somente para sessões organizadas pela própria Bienal. Serão três espaços destinados a autógrafos, mas as editoras também podem organizar eventos paralelos em seus estandes.

Ainda há senhas para: Alan Pakes, Rafa Prado, Vinícius Possebon, Bruno Pinheiro, Jober Chaves, Rafael Seabra, Mandy Candy, Chris Melo, Francisco Cuoco, Bruno Gouveia, padre Alessandro Correa de Campos, Ary Toledo, Thaíde, Santos, Mário Avelino, Duda MH, Felipe Calixto, Eduardo Spohr, Marize Gasparini, Hilton Ribeiro Nascimento, Karina Dias, Ériko Metzner.

Espaço Mauricio de Sousa

Na agenda para as crianças, o destaque é o espaço dedicado ao desenhista Mauricio de Sousa. O local terá uma terá uma exposição em homenagem aos 80 anos do criador da Turma da Mônica, com uma linha do tempo dos melhores momentos da vida e da carreira do ilustrador. Os pequenos e fãs mais antigos também poderão brincar com escorregador, parede de escalada, pintura e uma Mônica de 3 metros de altura. O espaço também terá uma ferramenta de personalização e produção de livros. Por meio de um totem interativo, os visitantes poderão customizar o seu próprio avatar.

Música

Também há espaço para música no evento literário. Neste ano, a Bienal dá destaque à cultura popular nordestina, com um espaço dedicado ao repente e ao cordel. Participam Paulo Araújo, que está na trilha da novela “Velho Chico”, Edmara Barbosa, Klevisson Viana (ganhador do Prêmio Jabuti), Stélio Torquato, Bráulio Taraves, Arlene Holanda, Marco Haurélio e Crispiniano Neto. Edgard Scandurra e seu filho, Daniel, que fazem parte da banda Pequeno Cidadão, também participarão de um bate-papo e darão uma palhinha juntos no espaço Edições Sesc São Paulo.

Serviço

Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2016

Quando: de 26 de agosto a 4 de setembro.
Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana).
Ingressos: R$ 20 (visitas de segunda a quinta-feira) e R$ 25 (visitas de sexta-feira a domingo).
Onde comprar: site da Tickets For Fun (clique aqui) e em pontos de venda (clique aqui para ver os endereços).
* Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso.

Pacotes promocionais de ingressos

Pacote galerinha: dez ingressos meia-entrada dão 10% de desconto.
Pacote galera: cinco ingressos inteiros dão 20% de desconto.
Pacote família: três ingressos inteiros dão 10% de desconto.

Transporte gratuito

Para os visitantes que forem de metrô, haverá ônibus gratuitos fazendo o trajeto de ida entre a estação Portuguesa-Tietê e o Anhembi durante todos os dias da semana. Aos finais de semana, também haverá ônibus fazendo o trajeto entre o Anhembi e a estação Barra Funda.

***

Do G1, em São Paulo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.