Nosso gringo acha que ‘é hora do LinkedIn ser LinkedOut’

Há um ponto em que aspectos da nossa vida digital nos provocam e talvez se tornem mais problemáticos do que valem. Se você não tem estado por lá, é integrante de uma minoria muito pequena e afortunada. A maioria potencialmente revolucionária está crescendo rapidamente.

Eu costumava ser elogiado quando alguém fora dela, especialmente um colega ou alguém que eu conhecia de uma vida anterior, me convidava para o LinkedIn. Refletindo que essa pessoa tinha generosamente pensado em mim uma ou duas vezes, decidi que era hora de me conectar ou reconectar.

Num dado momento, corri para clicar no botão ‘Sim. Conectar’, quando olhei nos olhos de Gabriela. De acordo com o mecanismo de conexão do LinkedIn, eu e ela “tínhamos 20 ligações mútuas” e embora tenha de admitir que não a reconheci imediatamente ou, além disso, as conexões, fiquei encantado por ela estar ansiosa por se ligar a mim. Ou assim teria sido se esta fosse a primeira vez em que o LinkedIn montou este estratagema, e não a enésima vez. Mas, deixando estas más recordações para trás, cliquei e mantive os dedos cruzados, coisa difícil de fazer quando as teclas do computador estão chamando.

Tendo recebido uma mensagem de que eu tinha sido "convidado para me conectar há 6 dias" e que tinha obviamente ignorado, decidi ir em frente e tentar novamente. Foto: Divulgação.

Infelizmente a superstição perdeu para a realidade do LinkedIn. Depois de uma espera digna, uma mensagem piscou na minha tela. “Seu convite para Gabriela não pôde ser enviado”. Por que não? Nenhuma resposta. Algo um pouco estranho devia estar acontecendo. Eu tinha recebido uma mensagem não solicitada do LinkedIn com “…uma nova conexão sugerida para revisão”. Pareceu-me um convite. Então eu reagi naturalmente e cliquei em “Sim, conectar” apenas para ser informado, sem nenhuma razão clara ou qualquer recurso, que meu convite não poderia ser enviado. Até agora eu tinha desperdiçado meu tempo, minha vontade e talvez até mesmo algumas horas, até o momento não correspondidas de paixão e fantasia. Tudo o que ganhei foi mais uma montanha de frustração em relação ao LinkedIn?

Devo ser um grande idiota porque há cerca de uma semana eu tinha entrado de novo para mais uma rodada no site, na caixa de mensagens, na verdade, mas não havia ninguém em quem bater do outro lado.

Tendo recebido uma mensagem de que eu tinha sido “convidado para me conectar há 6 dias” e que tinha obviamente ignorado, decidi ir em frente e tentar novamente. Agora houve uma nova resposta graciosa: “Desculpe, este convite não pode ser aceito. Ele pode estar temporariamente indisponível, ou pode ter sido retirado. Saiba mais”. O botão ‘Saiba mais’ me levou exatamente a lugar nenhum.

Antes de suportar este carrossel de convites e rejeições, pensei que o LinkedIn era uma forma útil de ser visto por potenciais empregadores e Gabrielas. Não surpreendentemente, fiquei entusiasmado quando recebi esta mensagem: “Você apareceu em 3 buscas esta semana”. O que pensaria se recebesse esta mensagem na sua caixa de correio? Como eu e esses convites para se conectar com amigos, você pode ser elogiado pois as pessoas estão procurando por você para negócios, por prazer, por qualquer coisa. E você certamente estaria curioso para saber quem são esses pesquisadores inteligentes. Então, assim como eu fiz, você pode clicar na caixa. Certo?

O único problema é que para ver essas 13 pessoas, eu tenho que me inscrever para um teste 'grátis' de 30 dias através do "Navegador de Vendas Profissional". Foto: Divulgação.

Aqui está o que eu recebi de volta.

“Estatísticas semanais de pesquisa”

“1 Número de vezes que o seu perfil apareceu nos resultados de pesquisa entre 5 e 12 de Março”.

“O que seus pesquisadores fazem”

“Do Diretor Executivo”

Isso é estranho. Lembro-me perfeitamente que o LinkedIn me disse (na abertura do meu e-mail pessoal de ‘Notificação. Não responda’) que eu tinha aparecido em 3 pesquisas na semana. Os outros dois buscadores perderam-se? Apenas uma semana depois, Liz, na área de soluções e vendas do LinkedIn do meu clube de fãs de 90 dias, um período de sobreposição, mostrou que as buscas cresceram 400%. WOW! Eu realmente quero ver quem são essas pessoas em vez de saber apenas que eles são ‘Diretores Executivos’.

O único problema é que para ver essas 13 pessoas, eu tenho que me inscrever para um teste ‘grátis’ de 30 dias através do “Navegador de Vendas Profissional”. Nenhum grande problema lá, exceto que depois dos 30 dias se você não notificá-los sobre querer parar de pagar, você vai continuar pagando. Para obter esse teste gratuito, eu teria de dar ao LinkedIn o meu cartão de crédito e muitos outros dados. Porquê? De forma útil, existe uma explicação escrita muito suave que promete “uma experiência de assinatura perfeita”. Apesar dessas garantias, quando mesmo a CIA e a NSA não podem proteger seus dados adequadamente, você confiaria que nada vazará através da “experiência perfeita” do LinkedIn?

“Fazer qualquer coisa para que eles se inscrevam” é um mantra digital padrão. E como o LinkedIn agora é de propriedade da Microsoft, seus contadores de feijão sem dúvida se concentram nisso e nos dados lucrativos que cada inscrição traz. É óbvio que, como muitos dos descendentes do Vale do Silício, o crescimento no número de “assinantes”, pagando pelo serviço premium ou até mesmo tornando-o gratuito, é o principal KPI (Indicador de desempenho). Isso ajudaria a explicar a venda cruzada que, portanto, incomoda não só a mim, mas também aos 500 milhões de assinantes que ainda assim, devem valorizar mais o serviço do LinkedIn do que os incômodos.

O LinkedIn agora é de propriedade da Microsoft, seus contadores de feijão sem dúvida se concentram nisso e nos dados lucrativos que cada inscrição traz. Foto: Divulgação.

O LinkedIn tem sido impenetrável a pedidos de explicação sobre se o que está acontecendo é intencional ou não. Mudei a escala emocional de ligeiramente irritado para extremamente irritado. Não sou o único a considerar o despejo do LinkedIn. Amigos e colegas me disseram que sentem que estamos naturalmente conectados sem qualquer necessidade de um aplicativo problemático.

Inspirado pelo trabalho de detetive do diligente Sherlock Holmes (e cerca de meia hora de frustração no site), eu descobri que escondido na parte inferior de algumas páginas está um minúsculo link “Contate-nos”, talvez um raio de luz no final deste longo túnel escuro. Uma mensagem apareceu perguntando-me se eu estava “verificando um problema existente” para o qual eu otimisticamente respondi ‘sim’.

Perguntou-me qual era a minha pergunta e eu escrevi educadamente “receber convites que são depois rejeitados”. Instantaneamente, a tela exibiu que a pergunta foi criada há 13 dias e o status era “Abrir”. Nada mais, exceto um botão grande bravamente rotulado: “Gostaríamos de receber o seu retorno”.

A orientação existente de São Paulo São com respeito ao uso de profanação infelizmente me impede de gritar meu ‘feedback’ instintivo. Vamos apenas dizer que está na hora desse gringo ser o LinkedOut.

***
Peter Rosenwald mora em São Paulo e combina sua ocupação como estrategista de marketing para grandes empresas brasileiras e internacionais. Tem também carreira em jornalismo onde atuou por dezessete anos como crítico sênior de dança e música do ‘The Wall Street Journal’. Escreve toda semana no São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.