Oficinas promovem a inclusão social infantil nas brincadeiras e na vida

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê em seu artigo 16 o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”. Além de estimular o imaginário e ser fundamental no processo de construção da identidade de uma criança, com ou sem deficiência, o ato de brincar estimula vínculos familiares e o desenvolvimento infantil completo. Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida organiza, até janeiro de 2016,  uma série de 110 oficinas sobre o Brincar Inclusivo para famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade e profissionais que tenham interesse pelo tema.

A expectativa é capacitar mais de 3 mil pessoas sobre práticas acessíveis do brincar, incluindo técnicas manuais e corporais, e confecção de materiais lúdicos. Os participantes são inscritos pelas unidades municipais de Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte, entre outros, como o Centro de Educação Infantil (CEI) Geraldo Magella em Guaianazes, na Zona Leste, e o Centro de Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim.

As oficinas também acontecerão em outros bairros como o do Jardim Brasil na Zona Norte. Além disso, no mês de janeiro, o Brincar Inclusivo fará parte da programação do Recreio nas Férias, programa da Secretaria Municipal de Educação, que promove atividades culturais e esportivas para crianças de 4 a 14 anos no período das férias.

Foto: Eduardo Ogata / SP Carinhosa.

Saiba mais sobre as oficinas do Brincar Inclusivo

No dia 3 de dezembro, o Centro de Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim sediou uma tarde de oficinas e diversão para crianças e adultos de todas as idades. Localizado no Jardim Herculano, zona sul da cidade, o CER recebe crianças de 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que abrange as regiões do Jardim Ângela e do Jardim São Luís. De acordo com a psicóloga Tatiana Mendes e da fonoaudióloga Samara Braga, o CER possui 1.600 pessoas em acompanhamento com psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogas e nutricionistas. E atende pessoas de todas as idades com deficiência física, em maior número, auditiva, intelectual e visual.

Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, foi à sua primeira oficina no CER M’Boi Mirim e participou das interações com as crianças e as mães. “A gente vem construindo essa ação, junto com a Dra. Ana Estela Haddad,  há quase 2 anos, para que não deixemos nenhuma criança da cidade fora das brincadeiras. Sabemos que, infelizmente, as crianças com deficiência ficam excluídas das atividades nas escolas e mesmo em casa, pois as pessoas não sabem como brincar com elas. Nossa ideia, desde o início, foi construir essas oficinas para o brincar para todas as pessoas, o brincar inclusivo, de modo que ninguém fique de fora das brincadeiras. Está sendo incrível e muito emocionante. Na verdade, é triste imaginar, como mãe, que uma criança esteja excluída de alguma parte da vida, principalmente da parte do brincar,” disse a secretária.

_OGT9502b

Foto: Eduardo Ogata / SP Carinhosa.

Em uma sala com mais de 10 mães, crianças e médicas, Eridiane e o filho Enzo, de 1 ano e 2 meses, que tem deficiência, aproveitaram uma oficina que explorava a arte do brincar. As mulheres  brincaram de telefone sem fio e cantaram musiquinhas com as crianças. Conversando sobre o receio de mandar os filhos para a creche, as mães falaram sobre o medo do preconceito e a necessidade de superar desafios. “Meu filho mais velho foi para a escolinha com 4 anos e eu quero mandar o mais novo só com 4 também, mas todo mundo me diz para colocá-lo agora pois ele é muito ativo”, disse Eridiane. Segundo a psicóloga Ana Paula Hirakawa, “quando a mãe tem um bebê com necessidades especiais, é mais complicado para ela e aqui no CER todos os profissionais trabalham em prol do estímulo de amar o seu bebê como ele é e achamos que isso é o mais importante.”

***
Fonte: SP Carinhosa.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.