‘Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona‘ de Ingmar Bergman

A origem e o impacto desse longa são o tema de Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona, em cartaz de 15 de outubro a 6 de novembro no Itaú Cultural, em São Paulo.

A mostra abrange cadernos de trabalho de Bergman, trechos do roteiro de Persona e material fotográfico e audiovisual – por exemplo, o único registro em cores do filme. É a primeira vez que o conteúdo é apresentado fora da Suécia, onde foi exibido pela fundação Bergmancenter. Por Trás da Máscara é realizada pelo Itaú Cultural em parceria com a fundação sueca e com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Como parte da programação, o filme será exibido (em cópia restaurada de DCP) no dia 20 de outubro, às 19h, seguido do debate Desvendando Persona, às 20h30, com participação do psicanalista Contardo Calligaris, da cineasta Tata Amaral, da diretora da Bergmancenter Helen Beltrame-Linné e do jornalista Sérgio Rizzo.

Persona tem em seus papéis principais as atrizes Liv Ullmann (senhora Vogler) e Bibi Andersson (Alma). Quando a personagem de Liv emudece sem explicação em meio a uma apresentação da peça Electra, do dramaturgo grego Sófocles, passa a receber os cuidados da enfermeira Alma. A partir do relacionamento intenso entre as duas, o filme aborda, entre outros temas, a noção de identidade.

Bergman realizou cerca de 60 filmes de ficção e documentários, além de ter dirigido mais de 170 peças de teatro. Seu trabalho impactou diretores como Woody Allen e David Lynch, além dos brasileiros Walter Hugo Khouri, Rubem Biáfora e Felipe Hirsch. Nas suas obras, discute sobre a morte, o chamado “silêncio de Deus” – um sentimento de falta ligado à religiosidade –, o erótico, a violência.

“Eu não quero fazer meramente filmes intelectuais”, disse Bergman, “eu quero que o público sinta os meus filmes”. O que podemos sentir em Persona?

Serviço

Por Trás da Máscara: 50 Anos de Persona

Visitação: sábado 15 de outubro a domingo 6 de novembro de 2016.
Terça a sexta 9h às 20h (permanência até as 20h30).
Sábado, domingo e feriado 11h às 20h.
Sala Multiúso (piso 2).

***
Fonte: Itaú Cultural.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.