São Paulo Carinhosa apresenta balanço de suas principais ações

A primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, se reuniu na última quarta-feira (23) com secretários municipais e representantes das pastas para apresentar um balanço sobre as principais ações executadas desde a sua criação. Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da primeira infância, as políticas desenvolvidas contaram com o apoio das 14 pastas que estão articuladas pelo programa.

“Quando estamos dentro da gestão temos que fragmentar e dividir as áreas e setores para poder se aprofundar e construir as ações, mas tem um processo que a gente tem que integrar para que a gente possa chegar ao cidadão”, afirmou Ana Estela.

 

Reunião do Comitê Gestor do Programa São Paulo Carinhosa. Foto: Leon Rodrigues / Secom.

Criado em 2013 com o objetivo de articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas no município para a promoção do desenvolvimento da primeira infância, a política municipal São Paulo Carinhosa leva em consideração as crianças em suas múltiplas interações, relacionamentos e vínculos com a escola, a família e a comunidade.

A ação conta com um trabalho intersetorial, focada no território, articulada com o Brasil Carinhoso e outras políticas públicas das demais esferas de governo, de acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além dos órgãos municipais, a ação envolve parcerias com o governo federal, universidades, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.

Durante a apresentação, o prefeito Fernando Haddad destacou a importância de políticas que auxiliem o desenvolvimento das crianças. “Se você garantir que a primeira infância esteja bem amparada, o impacto sobre a formação do comportamento será muito grande. É muito importante que exista alguém estimulando os secretários, orientando o que é diferente, o que é necessário, o que podemos superar”, disse.  

Na área da Saúde para a criança, por exemplo, o São Paulo Carinhosa auxiliou a implantação do Programa de Visitas Domiciliares com foco na primeira infância, adesão do programa Mãe Paulistana ao Rede Cegonha, criação da carreira de obstetriz e o fortalecimento das ações para o parto humanizado.

Reunião do Comitê Gestor do Programa São Paulo Carinhosa. Foto: Leon Rodrigues / Secom.

Junto à Secretaria de Educação, auxiliou o debate para a construção dos indicadores de qualidade para a rede municipal. Além disso, o Programa de Alimentação Escolar também foi destacado pela implantação do Na Mesma Mesa, ação que incorpora a importância da educação alimentar em toda a rede, incentivando o consumo de alimentos orgânicos e a redução de sódio, gordura e açúcar nos alimentos que são distribuídos às crianças. 

O programa também foi fundamental para a criação de uma portaria em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social para priorizar a matrícula de crianças de 0 a 3 anos ou em situação de abrigo ou vulnerabilidade social em escolas municipais. 

Na área cultural, houve o crescimento das atrações voltadas para o público infantil, inclusive nas regiões mais carentes da cidade. O programa também levou crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a musicais, atrações de teatro e exposiçõesO São Paulo Carinhosa também auxiliou a integração de mais de mil famílias refugiadas que chegaram à cidade, articulando ações de saúde, assistência social e educação para garantir a dignidade de adultos e crianças.

***
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.