Semana de Museus movimenta o país até o domingo e acontece em São Paulo

Para Marcelo Araujo, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), “a Semana Nacional de Museus é um momento privilegiado de divulgação, reflexão e visibilidade para os museus brasileiros”.

“Ela chega a sua 15ª edição como uma iniciativa consagrada que reúne milhares de instituições em todos os estados do nosso país, contribuindo para o reconhecimento pela sociedade brasileira da importância e do papel dos museus na contemporaneidade”, esclarece Marcelo Araujo.

Em São Paulo são 48 espaços participantes, entre museus e centros culturais, como a Casa das RosasCatavento CulturalMuseu Afro BrasilMuseu da Imagem e do Som (MIS) e Museu de Arte Moderna (MAM), entre outros. Todas as atividades respeitam os horários de funcionamento e o valor dos ingressos de cada instituição.

Confira a programação da Semana de Museus em São Paulo:


Museu da Cidade de São Paulo

20/5 – 14h30 às 17h30.

Ação Educativa: Os educadores do Museu da Cidade convidam a uma visita especial para olhar a cidade e conversar sobre o que se pode ou não dizer no museu e na história da cidade.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

20/5 – 10h às 17h.

Encontro – Edit-a-thon: Maratona de edição com Wiki Educação Brasil. O encontro tem o objetivo de debater os movimentos migratórios e imigratórios, melhorando os conteúdos disponíveis na Wikipédia.

Museu de Arte Brasileira

20/5  – 16h às 18h.

Ação Educativa – Visita Sinestésica: Nessa atividade os visitantes, de olhos vendados, terão seus outros sentidos estimulados na sala expositiva em busca de uma nova compreensão das obras.

Pinacoteca

15/5 a 19/5 – 10h às 17h.
 
Ação Educativa – Educateca: Que tal conhecer as exposições de longa duração da Pinacoteca de São Paulo de uma forma diferente? Use nossos jogos educativos e aprenda brincando!

20/5 – 15h às 17h.
 
Ação Educativa – Visita educativa em libras (Língua Brasileira de Sinais) para surdos e ouvintes, com educadora surda Sabrina Denise Ribeiro e intérprete de libras Amanda Lioli.

21/5 – 10h30 às 15h.
 
Ação Educativa – a exposição temporária: Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca. Público: geral (até 20 participantes). Visitas com uma hora de duração.

21/5 – 11h às 15h
 
Ação Educativa – JogaJunto: disponibilização de jogos relacionados ao acervo que propiciam a interação em família e em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição na Pinacoteca.

Museu da Imagem e do Som

até 28/5 – 12h às 21h 
Exposição – anual de fotografia, este ano exibindo a coleção da Revista Câmera, diversas mostras inéditas e um recorte do próprio acervo do museu.

19/5 – 21h30 às 22h30 
Show Musical – Projeto Estéreo MIS. Uma vez por mês, um artista jovem e expoente da nova música brasileira é convidado a realizar um show intimista e exclusivo no auditório do museu.

21/5 – 16h às 20h 
Apresentação – Cinematographo – Buscando resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema com música executada ao vivo, exibe mensalmente um filme com trilha sonora desenvolvida e apresentada por convidados.

21/5 – 15h às 18h
Exibição de filme – CineCiência – Exibição de filme com temática relacionada às mais diversas ciências seguido de debate com especialistas e pesquisadores da área.

Museu de Arte Moderna

17/5 – 14h30 às 16h.
Visita Mediada – Contatos com a arte. Visita mediada à exposição O impressionismo e o Brasil, experiência poética. Para professores e educadores.

18/5 – 14h30 às 16h.
Visita Mediada – Contatos com a arte. Narrativas poéticas: visita mediada à exposição O impressionismo e o Brasil para professores da educação infantil.

19/5 – 10h30 às 12h.
Visita Mediada – Contatos com a arte. Narrativas poéticas: visita mediada à exposição O impressionismo e o Brasil para professores da educação infantil.

19/5 – 14h30 às 16h
Visita Mediada – Contatos com a arte. Narrativas no Museu de Arte Moderna: visita mediada à exposição O impressionismo e o Brasil e ao Jardim de Esculturas. Para professores e educadores.

20/5 – 15h às 17h. 
Encontro – Contatos com Arte, psicanálise e loucura. Encontro com a psicanalista e curadora Flávia Corpas. Para professores, educadores e universitários.

20/5 – 16h às 17h.
Ação Educativa – Família MAM. Histórias não contadas: construção de narrativas no Jardim de Esculturas pelo público através de percurso desenhado a partir de uma seleção de obras. 4 anos.

21/5 – 11h às 12h. 
Oficina – Domingo MAM. Outras histórias: oficina de narrativas a partir do bordado livre.

21/5 – 14h às 17h. 
Encontro – Domingo MAM. Revolta da Lâmpada: Masculinidades. Bate papo com o coletivo Revolta da Lâmpada Livre.

Para conferir a programação completa da Semana de Museus, clique aqui.

***
Com informações do Portal do Ibram.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.