‘Soltar os bichos‘ o livro de poemas encasquetados de Geraldo Leite

Segundo Luiz Tatit, músico, linguista, professor universitário e com quem conviveu por muitos anos no grupo Rumo, “Geraldo usa as palavras e suas ambivalências como lentes para olhar, mirar, espiar ou simplesmente ver o mundo à sua maneira. Nessa busca, atravessa “pontes, passagens, caminhos” e chega a “fontes, mensagens, carinhos”, para usarmos as assonâncias do seu belo poema-síntese, “Mirada”.

“Eram versos encasquetados em mim faz muito tempo que resolveram sair. O espírito para mim é como o das crônicas que fazia na abertura do Noite Alta, velhos tempos na Bandeirantes FM (anos 70), só que escritos para o papel – o que muda tudo.

A música me orienta, para um ritmo e, por vezes, uma melodia que pressinto. Os temas são os que eu vivo, ou penso que sim, mesmo que só como delírio consentido. Quando surgiu o Facebook, pelo fato de aproximar os amigos e guardar algumas manifestações, me apareceu como um canal de expressão.

Em boa parte vieram de fotos que encontrei por busca e elas me levavam a alguma história. Por vezes foram as palavras e sentidos que me buscaram. A produção mais bruta foi surgindo nos últimos cinco anos, mas a peneira para ficar mais com o que interessa e pode durar, aconteceu nesse último ano.

Escrevi pensando nos amigos, nas conversas que tenho ou gostaria de ter, mas acho que interessa a mais gente, talvez novos,“ diz Geraldo Leite ao São Paulo São e, assim, lança seu primeiro livro.

Geraldo Leite é carioca, casado, dois filhos e mora em São Paulo desde os 7 anos. 

Trabalhou em Agências e Veículos de comunicação. Produziu programas de Rádio nas FMs: Bandeirantes (Noite Alta, Retoque e Raízes do Rock), Cultura (Controle Remoto), Eldorado (Semana Chico Buarque), Jornal do Brasil (Semana Caetano Veloso) e USP FM (Radioterapia). 

Como grupo Rumo, onde participou por mais de 30 anos, lançou os discos e cds: Rumo, Rumo aos Antigos, Diletantismo, Caprichoso, Quero Passear, O Sumo do Rumo (coletânea), Rumo ao Vivo e o mais recente, Sopa de Concha. 

Serviço

Soltar os Bichos – Poemas Encasquetados.
Lançamento: 12 de dezembro das 18h30 as 21h30.
Onde: Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915, Térreo.
Edição produzida pelo autor, através de um selo próprio (Mandacaru), com 112 páginas.
A capa e diagramação são do artista gráfico Hélio de Almeida.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.