Por Chantal Brissac.
Há vários estudos confirmando que o contato com a natureza proporciona uma série de benefícios à saúde física e mental. E está mais do que comprovado que caminhar junto ao verde, diminui o estresse e a ansiedade e aumenta o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Perto das capitais há várias trilhas interessantes, na natureza, que podem ser acessadas em um final de semana ou em um simples bate e volta. São Paulo, por exemplo, conta com 40 trilhas mapeadas e espalhadas em 20 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.
No site guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/trilhas-de-sao-paulo/ é possível conhecer o “caminho das pedras” das trilhas localizadas em áreas naturais protegidas, onde é possível ter contato com parte significativa da biodiversidade e dos diferentes ambientes e paisagens que caracterizam a mata atlântica no Estado.
Contato com a natureza gera bem-estar e reduz o estresse, mas são necessários alguns cuidados durante a prática. Então, antes de sair para essas aventuras, vale conferir algumas dicas que valem para caminhantes de todos os níveis:
1. Planejar é fundamental
Entre em contato com a administração do parque para saber todos os requisitos e os regulamentos para realizar a trilha. Informe-se sobre as condições climáticas do local. Procure caminhar em pequenos grupos. Se for sozinho, avise um membro da família ou amigos próximos, além da administração do parque, pois são eles que vão notar a sua ausência. Escolha as atividades de acordo com seu condicionamento físico e seu nível de experiência.
2. Não arrisque
Caso você não tenha experiência, entre em contato com empresas de ecoturismo e turismo de aventura da região e monitores credenciados. Informe-se se há sinal de celular na trilha e grave o número telefônico da administração do parque.
3. Vá preparado
Leve itens essenciais como lanterna, agasalho, capa de chuva, chapéu ou boné, alimento, água, repelente e filtro solar. Proteja as pernas, usando de preferência calça com tecidos leves e flexíveis, além de botas ou calçados adequados.
4. Preserve a natureza
Mantenha-se nas trilhas predeterminadas. Não utilize atalhos, pois eles favorecem a erosão e a destruição da vegetação. Além disso, você corre o risco de se perder. Traga seu lixo de volta e não use sabão de nenhum tipo nos rios e nas fontes de água. Deixe tudo em seu lugar, resista à tentação de levar “lembranças” para casa.
5. Respeite os animais e as plantas
Observe os animais à distância e não tente espantá-los ou pegá-los. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça, provocando grande estresse e acidentes. Nunca alimente os animais e não retire flores e plantas silvestres.
6. Tenha empatia com os outros
Tanto com os visitantes como com a população local. Caminhe em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia com a natureza.