Balé da Cidade de São Paulo faz releitura do clássico ‘A Sagração da Primavera’ de Igor Stravinsky

O Balé da Cidade de São Paulo sobe ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, nos dias 26 e 27 de abril (sexta e sábado), às 21h; e 28 de abril (domingo), às 21h, para apresentação gratuita do espetáculo “A Sagração da Primavera”, releitura do clássico do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), uma das mais importantes obras do século XX e marco da dança moderna mundial. Com criação de Ismael Ivo, o espetáculo integra a programação do festival “Abril para Dança”, que abre espaço para os movimentos da dança na cidade de São Paulo e tem curadoria de Fernando Dourado.

Conforme explica o diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo, Ismael Ivo, “em ‘A Sagração da Primavera’, a beleza se introduz com uma suave chuva de pétalas de rosas. Porém, subsequentemente dá lugar a uma tempestade de pétalas num delírio incessante e incontrolável. Uma metáfora e uma forma de alarme do desequilíbrio das condições ambientais. A coreografia se encaminha a um ritual coletivo onde cada membro se torna um veículo que expressa conflitos contemporâneos, desejos, aspirações, sensualidade e gênero. O corpo tentando despertar seus instintos primários. Um ritual  misterioso, que busca a beleza, desejos, sensualidade e aspirações humanas.”

Em sua montagem original, “A Sagração da Primeira” trata do ritual ao deus da primavera. A composição de Igor Stravinsky, coreografada por Vaslav Nijinsky, teve uma estreia tumultuada em 29 de maio de 1913, no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, quando desafiou as convenções estéticas devido à uma música ritmicamente complexa e uma coreografia provocante.

Ficha técnica:

Balé da Cidade de São Paulo

Direção Artística: Ismael Ivo

 

A Sagração da Primavera

Ideia e Conceito Geral: Ismael Ivo e Marcel Kaskeline

Coreografia: Ismael Ivo

Música:  Andreas Bick, Igor Stravinsky

Regência: Roberto Minczuk e Convidado

SERVIÇO:

26 E 27 ABR 2019 | 21h

28 ABR 2019 | 19h

Abril para Dança

com Balé da Cidade de São Paulo

em A Sagração da Primavera

duração: 60 minutos (aproximadamente)

ingressos: Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.

[classificação indicativa: 14 anos]

informações: www.auditorioibirapuera.com.br

tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.