Biblioteca Mário de Andrade funcionará 24 horas

A Biblioteca Mário de Andrade tem 90 anos de idade, ocupa um edifício que é patrimônio histórico da capital paulista e continua viva, firme e jovem. Com a energia da juventude, a novidade agora é que suas portas estarão abertas 24h, todos os dias. A iniciativa, que começa em outubro, vem de encontro ao público cada vez mais jovem. Cerca de 90% dos mais de 1,2 mil visitantes diários têm menos de 33 anos. A frequência desse público contribui para que o espaço bata o recorde de visitação a cada ano.

Segundo seus diretores, estima-se que 440 mil pessoas passem pela biblioteca até dezembro, um crescimento de 20% em relação a 2014, e 250% se comparado com 2013.

Entre os livros, os frequentadores buscam tranquilidade para estudar, ler ou usar o wi-fi gratuito, disponível desde agosto do ano passado. Com a mudança para período integral, a ideia é atrair ainda mais jovens. “Essa região possui vida cultural efervescente. Queremos fazer parte disso”, explica o diretor Luiz Armando Bagolin. 

Para garantir a segurança e atendimento, 15 funcionários serão contratados e o horário especial iniciará no dia 9 de outubro de forma gradativa. A previsão é que até o fim do ano, a biblioteca opere 24h por dia. Além das portas abertas full-time, uma série de eventos acontecerá. A primeira programação homenageará o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975).

 
“Poéticos Eróticos – um sarau demasiado Pasolini”. Foto: Divulgação.
 

Na estreia (9/10), um “sarau erótico” será realizado no terraço a partir das 22h. Integrantes do grupo teatral Sensus deixarão todos arrepiados com sussurros de trechos picantes da obra do diretor no ouvido do público. Logo após, uma festa acontecerá até às 4h da manhã. Os organizadores já pretendem exibir filmes do diretor em outras noites.

Uma sala direcionada ao público infantil também está prevista para 2016 e um projeto de restaurante, que seria usado como bar durante a madrugada, já está em andamento. Para facilitar ainda mais o uso do espaço, a administração investe na digitalização de periódicos e automação dos empréstimos. Com acervo de mais de 360 mil livros e arquitetura art déco, a biblioteca foi reformada entre 2007 e 2010 e fica localizada na Rua da Consolação, 94.

Fonte: As Boas Novas

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.