Ciclovia ‘suspensa’ na orla carioca vai ligar Leblon a São Conrado

Antes mesmo da inauguração da nova ciclovia do Rio, na avenida Niemeyer, os cariocas já invadiram a pista para pedalar, passear e até jogar altinha – a brincadeira de chutar a bola numa rodinha sem nunca deixar cair. 

O novo trecho de ciclovia será inaugurado neste domingo (17), mas nas últimas semanas os cariocas ignoraram os avisos de segurança e tomaram a pista, que fica “pendurada” sobre as pedras e o mar. Ela contorna a costa do morro que separa dois bairros da orla carioca, Leblon e São Conrado, ambos na zona sul. 

“Não vi problema, só estão pintando as faixas, é só contornar”, afirma Rodrigo Alves, 25, flagrado pela Folha pedalando na ciclovia na última quarta-feira (13).

É na Niemeyer onde ficam o hotel Sheraton, um dos mais tradicionais da cidade, e a favela do Vidigal. Até então, a avenida era pouco convidativa para pedestres. Mal iluminada, tinha calçada apenas em um trecho – o restante era beirado por uma mureta de segurança.

Também era arriscada para quem pedala. A via foi palco de um vídeo de meio milhão de visualizações na internet chamado “Como ultrapassar mais de 100 carros em 5 minutos”, onde um jovem pedala espremido entre os carros parados no trânsito e a mureta. A nova ciclovia é, tecnicamente, uma faixa compartilhada. Servirá tanto para ciclistas quanto para pedestres, e terá três mirantes -dois já existiam.

O Rio já tem outras faixas nesse formato, como a que circunda a lagoa Rodrigo de Freitas, também na zona sul. Não serve, por exemplo, para atletas, que atingem velocidade de mais de 40 km/h.

 

Com 3,9 km, o trecho vem somar aos 435 km de malha de ciclovias que o Rio tem atualmente. Foto: Foto: Ricardo Borges / Folhapress.
 
Olimpíada
Até a Olimpíada, em agosto, a prefeitura quer ligar o centro da cidade a Grumari, na zona oeste, por ciclovias que beiram a orla. Para isso, está construindo mais um trecho, que vai acompanhar o Elevado do Joá, ligando São Conrado à Barra da Tijuca.

As Novas Ciclovias do Rio
Rio amplia ciclovias na orla

Ciclovia Elevado do Joá
Extensão: 3,1 km .
Trajeto: Liga São Conrado à Barra da Tijuca.
Inauguração: até a Olimpíada, em agosto.
Quanto custou: faz parte do contrato de duplicação do elevado do Joá, de custo total de R$ 457,9 milhões.

Ciclovia Av. Niemeyer
Extensão: 3,9 km.
Trajeto: Liga o Leblon a São Conrado.

Inauguração: 17 de janeiro.
Quanto custou: R$ 44,7 milhões.

A ciclovia da Niemeyer foi construída a um custo de R$ 44,7 milhões. Com 3,9 km, o trecho vem somar aos 435 km de malha de ciclovias que o Rio tem atualmente. A gestão Eduardo Paes (PMDB) quer chegar a 450 km até os Jogos.

Para efeito de comparação, em São Paulo o prefeito Fernando Haddad (PT) tem a meta de construir 400 km até o fim deste ano – hoje, a cidade conta com 374 km.

Especialistas veem com bons olhos a implementação dos novos trechos no Rio. Ela tem um papel simbólico de fazer a conexão entre o centro, a zona sul e a Barra. Até então não havia como o pedestre chegar do Leblon a São Conrado”, diz a gerente de transportes ativos do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento ), Danielle Hoppe. Mas especialistas também apontam que a maior parte dessa rede que beira a orla é destinada ao lazer, e não ao transporte. A zona norte da cidade, com alta densidade populacional, tem apenas 60,53 km dessa malha.

***
Luiza Franco do Rio de Janeiro na Folha de S.Paulo.

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