Livro ‘Zen Socialismo’ traz os melhores posts do blog ‘Socialista Morena’

A existência dos blogs de notícias, opiniões e enfoques literários na internet tem provado, mesmo a quem nem mesmo se dá ao trabalho de lê-los, uma grande verdade: a verdadeira informação, transparente e sem interesses financeiros e ideológicos travando o informante como ocorre nas áreas dos grandes jornais e redes de tevê, mudou-se para os blogs pessoais e independentes da internet. O jornalismo tradicional foi se tornando cada vez mais veículos em que, como diz Cynara Menezes, os jornalistas identificam-se com as dores do patrão, achando-se pertencentes também a uma elite. Com uma imprensa “dominada”, voltada para celebridades fúteis e para o ataque sistemático aos que não se identificam com seus ideais capitalistas e mercadológicos, natural que muitos jornalistas, como a própria Cynara, que trabalhou na Folha de São Paulo e nas revistas CartaCapital, Veja e VIP, entre outras publicações da grande mídia, tenham optado por vias mais livres para a transmissão fiel de seus pensamentos.

A prova é o livro Zen Socialismo (Os melhores posts do blog “Socialista Morena”), coletânea de publicações de Cynara que dispara tiros em várias direções numa verdadeira “metralhadora gieratória”, mas mantém como espinha dorsal um tributo essencial ao grande socialista e nacionalista brasileiro Darcy Ribeiro, que cunhou a expressão “socialismo moreno”. Como a sistemática difamação do socialismo tem se processado diariamente na grande imprensa e em posts das redes sociais da internet, confundindo-o com o totalitarismo, gerando um direitismo difuso que ataca até mesmo os mais jovens (para perplexidade dela, que vem de uma geração onde ser jovem era ser contestador de forma quase automática), Cynara faz em Zen Socialismo uma definição de si mesma como socialista convicta (nascida à leitura de um poema de Brecht na adolescência) e empreende um trabalho necessário de esclarecimento sobre os muitos socialismos que já existiram, a queda do Muro de Berlim, as safadezas da ideologia neoliberal ao decretar a morte da esquerda, estabelecendo até mesmo os “Doze Mandamentos do Esquerdista Moderno” e sendo a um só tempo divertida e séria ao esclarecer o comunismo aos “comunistofóbicos” e “dummies” (idiotas) com suas investidas desmistificadoras e bem-humoradas.

O livro (Geração Editorial, 238 páginas) é dividido em blocos temáticos que permitem à jornalista discorrer sobre ideologia e política com a máxima atualidade – assim, não nos admiramos de vê-la comparando o Papa Francisco a Pepe Mujica, mostrando o ranço direitista que se apossou de roqueiros como Lobão e Roger do Ultraje a Rigor, voltando a examinar figuras importantes e um tanto esquecidas da literatura brasileira como Alex Pollari e Carolina de Jesus, revelando facetas interessantes de historiadores e escritores esquerdistas como Eduardo Galeano, Eric Hobsbawn e José Saramago. Cynara fala de sua trajetória em tons confessionais, contando de sua decepção com o jornalismo da Folha de S. Paulo e da revista Veja e dizendo da importância que o livro “Ecce Homo”, de Nietzsche, teve num momento decisivo de sua vida.

Cynara também toca no ponto importante da formação de uma nova esquerda – em que acredita – num país que sofreu decepções com a derrocada do PT no Governo Federal nos últimos anos. Desnudando preconceitos com humor, ironia e uma disposição guerreira, não deixa que um só dos clichês anti-comunismo, amplamente ridículos e no entanto ferozmente defendidos, escape ao seu crivo desmistificador (aí incluindo até mesmo absurdos históricos da paranoia anti-comunista americana, como atribuir aos Beatles e ao futebol intenções sinistras de domínio soviético).

Zen Socialismo é, assim, um livre compêndio de verdades tratadas com coloquialismo culto, boa informação, fluência e um toque ameno, como os melhores blogs da internet – não à toa, seu blog é um dos mais famosos e compartilhados nas redes sociais. A informação é vital, mas é também vital que o informante saiba dialogar com seu público. Isso Cynara sabe com perícia, e nos prova a cada página.

 

 

A autora

Cynara Menezes é jornalista com passagens por grandes veículos do jornalismo brasileiro como Folha, Estadão, Veja e VIP. Trabalhou nos últimos oito anos na revista Carta Capital e atua agora como editora do seu blog, financiado pelos leitores, e como colunista da revista Caros Amigos. Formada pela Facom – UFBA, é casada, tem dois filhos e reside em Brasília.

Serviço:
‘Zen Socialismo’
Lançamento em São Paulo: dia 10 de novembro.
Livraria Cultura, Conjunto Nacional.
Avenida Paulista, 2.073.
Horário: 19h.

Fernanda Emediato, Geração Editorial.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.