Detran-SP passa a usar câmeras e sensores na prova para tirar a CNH

O Detran-SP já começou a adotar novas técnicas de avaliação em São Bernardo do Campo, e que posteriormente serão expandidas para todo o estado, com um conjunto de diversas câmeras e sensores para detectar os mínimos detalhes nos testes. Os testes não serão mais realizados com carros da autoescolas, e sim com 5 carros do Detran-SP.
 
São 5 câmeras no total: duas no painel do carro (uma virada para frente e outra para o motorista), uma câmera no teto entre o motorista e o passageiro, uma no vidro de trás e outra no retrovisor, todas monitoradas em tempo real durante os testes. Em relação aos sensores, há um no cinto de segurança, um no motor (que avalia se o carro morrer) e outro na traseira (que registra se o usuário encostou na baliza), cada um deles contando pontos caso registrem algum erro. 

O examinador continuará presente, e os dados registrados por ele serão cruzados com os registrados no sensor, que envia dados para um tablet nas mãos do examinador. Segundo o Detran-SP, essas alterações visam evitar a venda de habilitações, os casos onde os examinadores cobram um certo valor para fornecer a CNH para reprovados.
 
Conforme declaração de Maxwell Vieira, “o objetivo é deixar o exame totalmente transparente, padronizado e seguro. Essa tecnologia deve coibir todos os tipos de fraude, principalmente aquela fraude em que o examinador cometeu algum erro e ele não apontou no exame”. Caso sejam detectadas falhas na avaliação, a autoescola ficará descredenciada, o examinador corrupto será expulso e a CNH obtida de maneira irregular será cancelada.
 
 
***
Por Marcelo Poli no G1 / São Paulo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.