Eu procrastino, tu procrastinas, nós procrastinamos…

Conheço muitas pessoas tanto do meio profissional, de diferentes épocas da minha carreira, quanto de ambientes sociais e familiares, que sofrem com o adiamento de tarefas importantes do dia-a-dia e que podem ter impacto no alcance de objetivos futuros relevantes. O tipo de procrastinação que mais tenho visto é o segundo, chamado de tenso-nervoso pelos estudiosos. 

A procrastinação tenso-nervosa pode nos contagiar em fases específicas da vida e por inúmeros motivos: quando estamos desmotivados com o que vem pela frente, quando não temos um objetivo claro do que queremos, quando não conseguimos pôr ordem na sequência das várias coisas que precisamos concretizar ou quando ficamos ansiosos justamente pela falta de ordem e por não saber por onde começar.

Alguns vídeos, livros e artigos sobre o assunto tem me dado algumas ideias sobre o tema já que é um incômodo recorrente de alguns clientes e algumas descobertas interessantes apareceram. Aqui vão algumas delas para ajudar a romper o ciclo da procrastinação. Decidi dividi-las em estratégica e táticas por uma questão de ordem mental:

Estratégica:

1.Tenha um objetivo claro para a sua vida, seja profissional, amorosa, familiar, acadêmica, esportiva, social, etc. Se não sabe por onde começar para mapear o que quer da vida para as áreas que mais lhe interessam no momento, procure exercícios de autoconhecimento. Já será um bom começo.

Táticas:

2.Faça uma lista de todas as atividades que tem pela frente e defina quais terão mais impacto/resultado no objetivo que quer alcançar. Exemplo: a sua prioridade é terminar uma apresentação em 2 dias e essa apresentação pode te trazer resultados significativos na carreira como o reconhecimento da sua equipe e do seu chefe. Além dessa apresentação, você tem várias outras coisas para resolver, mas que terão pouco impacto na sua carreira se forem adiadas por algumas horas/dias. Deixe estas para depois.

3.Use as primeiras horas do seu dia para desenvolver as atividades mais relevantes para o resultado-prioridade. Dica: prepare no dia anterior uma lista do que precisa fazer, assim já começa o dia organizado. Essa mesma lista pode ser feita semanalmente e revisada na mesma periodicidade, assim você vai ter uma lista que eu chamo de ‘macro’ e outra, diária ou ‘micro’.

4.Estabeleça prazos curtos para terminar as atividades. Desafie-se! A Lei de Parkinson diz que “o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Quanto mais tempo você tem, mais você tende a estender o término da atividade.

5.Crie recompensas para você mesmo a medida que for alcançando resultados com as atividades concluídas. Pode ser um presente, uma viagem de descanso, um passeio, ir a um restaurante que não vai regularmente. Qualquer coisa que te motive para se dar a recompensa ao final do trabalho.

6. Use a tecnologia. Existem vários apps que podem te ajudar a organizar o tempo de acordo às prioridades que tem para alcançar.

A procrastinação tenso-nervosa é comportamental, ou seja, pode ser “vencida”, mas comece aos poucos, não se pressione para implementar todas as táticas ao mesmo tempo. A mudança de hábitos requer disciplina, mas sobretudo, poder repeti-la no dia a dia de forma tranquila para, aos poucos, aumentar a intensidade. 

***
Patricia Serra foi executiva de Marketing por mais de 20 anos na Sadia no Brasil e Argentina, Sara Lee no Brasil e Holanda e na Newell Rubbermaid. Hoje é coach executiva e de equipes com certificação ACC pelo ICF e é co-autora do livro Felicidade Sustentável que originou do maior estudo sobre a felicidade dos brasileiros. 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.