Folha – Como o sr. lidou com a impopularidade do pedágio urbano em Londres e quais foram os resultados?
Ken Livingstone – Nos dois anos de preparação para a introdução do pedágio, a cobertura da imprensa foi 99% negativa, prevendo um desastre. A opinião pública era mais uniformemente dividida, então eu ignorei a mídia. Mas me certifiquei de que não haveria percalços quando a medida entrasse em vigor.
O sr. acredita que o pedágio urbano seria válido para melhorar o trânsito de uma cidade como São Paulo?
Eu nunca visitei São Paulo, mas qualquer cidade com muito congestionamento deveria adotar um modelo de cobrança.
A redução dos limites de velocidade nas vias urbanas realmente melhoram a segurança ou há outras opções?
A redução dos limites de velocidade reduz também a poluição e os acidentes, então sou a favor. Para reduzir os atropelamentos, precisamos de cruzamentos com semáforos para pedestres e uma velocidade não maior que 32 km/h.
Com uma rede de metrô pequena, o transporte público de São Paulo depende muito dos ônibus. Que ações podem ser adotadas para melhorar esse tipo de meio de transporte?
Quando me tornei prefeito de Londres, em 2000, tínhamos 5.500 ônibus velhos. Ao longo de cinco anos, os substituí por 8.500 ônibus novos e o uso cresceu. Nos últimos 15 anos, o aumento de passageiros transportados foi de 75%. É mais rápido e mais fácil expandir o transporte público por meio de ônibus, uma vez que a construção de um sistema subterrâneo leva muitos anos. O que ajudou a expansão dos ônibus em Londres foi um enorme número de novas faixas só para ônibus, onde os carros foram excluídos.
A Lei de Zoneamento de São Paulo está em discussão atualmente, com uma proposta de ampliar áreas de uso misto entre moradia e comércio. Como isso funciona em Londres?
O planejamento do uso do solo em Londres só começou nos últimos cem anos, por isso a separação de habitação e comércio só é óbvia em nossos subúrbios mais recentes. Na nova área de Canary Wharf, temos permitido que indústria financeira e acomodação residencial sejam construídas lado a lado, reduzindo assim a pressão sobre o transporte.
O uso de bicicleta está crescendo em Londres. Que medidas foram tomadas para melhorar o conforto e a segurança dos ciclistas?
Tem havido um grande aumento no uso da bicicleta, mas o atual prefeito [Boris Johnson] foi muito lento para introduzir ciclovias seguras e segregadas. Ele só começou a fazer isso agora, recentemente, depois de várias mortes de ciclistas. É absolutamente essencial planejar o uso da vias públicas e isso pode ser feito de forma bastante rápida, contanto que os políticos não prevariquem.
A limpeza do rio Tâmisa é famosa mundo afora. O que pode ser feito em São Paulo para melhorar os poluídos rios Pinheiros e Tietê?
O Tâmisa foi usado como esgoto a céu aberto por centenas de anos. Apenas no século 20 é que foram adotadas medidas para acabar com isso e, por volta da década de 1970, começamos a ver um rio mais limpo e com a fauna retornando.
André Monteiro na Folha de S.Paulo.