Fazenda Biacica se prepara para integrar o Parque Várzea do Tietê

Mas, para além da natureza, o local surpreende também pela história. No extremo lado leste da cidade, na várzea do rio Tietê, está a Fazenda Biacica, uma antiga propriedade que data da segunda metade do século XVII.

Localizada no Jardim Helena, na região do Itaim Paulista, a fazenda, segundo registros históricos, pertenceu à Domingos de Góes. Ele, que seria um explorador, teria recebido esse lote de terra da coroa portuguesa.

Situado próximo ao riacho então chamado de Imbiacica (de onde teria surgido o nome da fazenda), hoje conhecido como Lajeado, o lote teria sido concedido à Domingos de Góes em 1611.

Sua posse foi rápida, pois documentos atestam a posse definitiva do terreno aos padres da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, em 1621. Nessa época, o rio Tietê levava o nome de rio Anhembi.

A sede da fazenda ainda está lá. A capela da casa foi erguida em 1682, quando Dom José de Barros Alarcão, bispo de São Paulo, nomeou o padre Pedro Godoy como o primeiro vigário do local, de acordo com informações históricas da região.

Nesse período, terminava a tão desumana “caça ao índio” e começava a caça ao ouro, descoberto inicialmente nas Minas de Taubaté, primeiro nome de Minas Gerais.
 
Documentos mostram que o caminho para as minas passava pela Biacica em direção ao vale do Paraíba, na altura da atual cidade de Cruzeiro.

O casarão da fazenda foi construído com base na arquitetura portuguesa. Para chegar até ele, o visitante passa por uma alameda de imponentes palmeiras, os jerivás, e outras belas árvores centenárias. No alto da porta principal da sede, com 3 metros de altura em madeira de lei, é possível ver a data de 1682 gravada.

 
Casa anexa à sede em processo de restauro.No século passado, quando pertencia à família Fontoura, o imóvel sofreu modificações. Ganhou novos cômodos ao redor e uma varanda na frente, onde ficam dois painéis com desenhos em azulejos portugueses. Neles, estão representadas a chegada dos portugueses em São Paulo, em 1532, e a catequização dos índios pelos jesuítas em 1554. A obra é datada do ano de 1952. O conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico (IPHAN) em 1994, medida que havia sido sugerida pelo escritor Mário de Andrade já em 1937, quando a visitou como técnico do IPHAN. As informações são do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Atualmente, o espaço da Fazenda Biacica, aos cuidados desse órgão, responsável pela gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo, está em reforma. O projetoem andamento prevê a restauração do antigo casarão. O local será transformado em breve, segundo o DAEE, em Núcleo de Lazer, Cultura e Esporte do Jardim Itaim Biacica.

No site do DAEE consta que o local receberá investimentos de R$ 8,7 milhões para implantação do núcleo. Quando pronto, o público contará com uma série de equipamentos. Entre esses, um campo de futebol society, duas quadras poliesportivas, sala para educação ambiental, academia e salas para atividades específicas para o público idoso, biblioteca, oficina de leitura e prosa, playground, 16 churrasqueiras, lanchonete, posto da guarda civil municipal, vestiários, trilhas, estacionamentos, além de instalações administrativas e de manutenção.

As obras começaram em abril do ano passado e a expectativa é que ainda este ano estejam concluídas. O centro de educação ambiental, uma parte nobre do complexo, será instalado na antiga sede da fazenda.Um dos quiosques com churrasqueiras e banheiros.

O local foi escolhido por estar próximo à Estação Itaim Paulista da Linha 12 da CPTM (Safira) e ao Viaduto Carlito Maia, permitindo boa acessibilidade. Vale lembrar que, uma vez concluído, esse será o segundo núcleo esportivo e cultural da primeira etapa do Parque Várzeas do Tietê, que será implantada em 25 quilômetros de extensão do rio Tietê – da barragem da Penha até a divisa com o município de Itaquaquecetuba. A ideia é ligar o Parque Ecológico do Tietê, na zona leste, ao Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis. O núcleo da Vila Jacuí, o primeiro, foi inaugurado em junho de 2010.

Segundo o órgão gestor, o objetivo desses núcleos é contribuir para minimizar os efeitos da ocupação desordenada e dos consequentes problemas ambientais, urbanísticos e sociais, além do controle de enchentes nas zonas urbanas.

Nas proximidades da Fazenda Biacica, está o bairro conhecido como Jardim Pantanal, conhecido no noticiário por sucessivas inundações.

O maior parque linear do mundo

Uma vez pronto em toda sua extensão, o Parque Várzeas do Tietê será o maior parque linear do mundo, com 107 quilômetros quadrados de área, de acordo com o DAEE. O projeto prevê a construção de 33 centros de lazer, esportes, cultura, recreação e educação ambiental, que beneficiarão diretamente mais 3 milhões de moradores da zona leste da capital e dos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Alameda de acesso principal ao parque, com flora e fauna surpreendentes. Foto: Marcia Minillo.
 A reportagem do Sampa Inesgotável visitou o parque pouco antes do final de 2016. Fomos guiadas por Osvaldo Ribeiro, estudante de direito, morador da região e ativista de ações sociais no bairro. Mas o local não está aberto a visitações ainda. De longe, no entanto, é possível se surpreender com a imensa mancha verde e árvores gigantescas.
A iniciativa é muito bem-vinda, pois a área sofre com falta de lazer – além de enfrentar uma série de problemas ambientais – , situando-se a mais de 30 quilômetros de distância do centro de São Paulo.

Agora é aguardar sua finalização, para que possa ser usufruído por paulistanos e visitantes.

Detalhe de azulejo decorado em uma das casas da fazenda. Foto: Marcia Minillo.
Serviço

Núcleo de Lazer, Cultura e Esporte do Jardim Itaim Biacica.
Estrada da Biacica, 756 – Itaim Paulista – Distrito Jardim Helena ( o parque ainda não está aberto ao publico).

***

Por Maria Lígia Pagenotto no Sampa Inesgotável em parceria de conteúdo com o São Paulo São.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.