Festival sobre mobilidade Mobifilm chega à terceira edição em São Paulo

Alinhado com o Global Road Safety Film Festival, o Mobifilm – com direção de Eduardo Abramovay, idealizador do evento, e produção de Leonardo Kehdi – foi concebido a partir de uma  reflexão sobre um panorama cujas estatísticas revelam uma realidade estarrecedora.

Os números são eloquentes: 1.3 milhão de mortos e 50 milhões de lesionados graves em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa agrupa ONU, OMS, CEE, Cruz Vermelha, Banco Mundial, FIA e outras instituições. Uma das iniciativas promovidas pela FIA/ONU foi a criação do Festival Internacional de Filmes sobre Segurança Viária, realizado com sucesso de público e mídia em Genebra, Marrakesh e Paris. O MOBIFILM foi criado a partir dessas ideias e iniciativas.

"Cycologic": filme das diretoras Emilia Stålhammar, Elsa Lövdin e Veronica Pålsson sobre mudar o mundo de bicicleta, concorrente do Global Road Safety Film Festival em 2017. Imagem: Divulgação.

O Mobifilm fala dos muitos lados do assunto: a imobilidade das cidades, os problemas gerados pelos gigantescos congestionamentos, o custo social do modelo de mobilidade adotado no país. E abre espaço para novos conceitos e propostas.

São dez categorias:  1 – Produção independente/curta-metragem/mobilidade.  2 – Produção independente/curta-metragem/ciclismo. 3 Produção independente/curta-metragem/segurança de  trânsito. 4 – Produção independente/longa metragem/todos temas. 5 – Estudantes. 6 – Produção Institucional.  7 – TVs/Webséries . 8 – Vídeo-cidadão/youtubers. 9 – Vídeos de animação. 10 – Vídeo-Mulher. Vídeos sobre a questão feminina frente aos problemas de mobilidade e violência de trânsito.

O Juri do Festival:

Jayme Serva –  Redator e roteirista, colaborador de diversos veículos de comunicação. Autor dos livros “Cem sonetos, pouco mais, pouco menos” e “Lucy: uma vida professora”.
Mauro Calliari –  Autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” e do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão. Conselheiro na ONG Oficina Municipal e membro fundador da ONG Cidade a pé.
Luiza Andrada e Silva – Diretora Executiva do Instituto Cidade em Movimento.

Serviço

Mobifilm 2018  – 3º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança

Imagem: Divulgação.– Dia 31/11 – 10h: Seminário Desafios e iniciativas para um trânsito mais seguro, com a participação do Professor Paulo Saldiva – IEA-USP;  Dra. Julia Greve –  ITO – Hospital das Clínicas; Nadja Baldaconi – Movimento Paulista de Segurança Viária;  Renata Falzoni  – Bike é Legal;  Andrea Matsui – Ambev. A mediação é do jornalista Alexandre Pelegi.
– Dia 01/12: Festival de filmes, das 10h às 18h. 

Unibes Cultural 
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP, 05409-012.
Telefone: (11) 3065-4333
Estação Sumaré do Metrô.

Após as sessões de cinema, às 19h, acontece a cerimônia de premiação e o encerramento, conduzidos por  Leona Cavalli.
Todos 34 filmes selecionados e exibidos no Festival recebem da tembici. uma assinatura anual para utilização das bicicletas do Bike Itaú.

***
Com informações do Mobifilm.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.