Fukuoka no Japão transforma esgoto em combustível

A cidade investiu US$ 12 milhões na atualização do sistema da usina de tratamento de águas residuais – com apoio da Mitsubishi e da Toyota. O tratamento pega o metano e o dióxido de carbono gerados pelo esgoto e os combinam com um biogás, que recebe um estímulo eletroquímico para virar hidrogênio.

 

 

O sistema de Fukuoka é capaz de gerar combustível para abastecer até 600 carros movidos por hidrogênio por dia. No entanto, para apurar a engenhoca, serão usados apenas 65 veículos que rodarão por 12 horas seguidas.

Como as formas mais comuns de produzir hidrogênio são ainda por meio de combustíveis fósseis, como craqueamento térmico de gás natural, gaseificação do carvão e oxidação de hidrocarbonetos pesados, o uso da célula de combustível nos carros não chegava a ser uma baita solução limpa. Agora sim, parece existir uma luz verde no fim do túnel. Esses japoneses sabem das coisas!

***
Fonte: Diego Ortiz no blog Geek My Ride.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.