Guerra, spray e esperança: um passeio pelos grafites da metrópole por um flâneur estrangeiro ma non troppo

Percorro a pé a 23 de Maio inteirinha, nos dois sentidos: mágica. Em uma ruazinha da Vila Madalena, perto do Beco do Batman, fujo correndo de um vagabundo que me persegue, de olho em minha Nikon. Toda ginástica! 

Percebo, porém, que a velha Sampa, uma cidade adorável, mas bastante feia, pelo menos um grande encanto tem: sem dúvida é a capital mundial da street art, com obras de prestígio. 

Além de nomes consagrados, como Kobra e OsGemeos, em cada esquina dessa imensa metrópole se escondem pequenas obras-primas de artistas desconhecidos, que nem mesmo assinam seus murais, intercaladas por escritas anônimas geniais, filosóficas, malucas, utópicas, políticas, contra Temer e o impeachment, sonhadoras, que nos levam a refletir. 

De grafites que valem a pena já fotografei uns 460, mas ainda faltam cerca de 15 mil… Será uma jornada rumo à boa saúde (se não me matam antes para roubar a câmera fotográfica). Mas um viva aos Banksy brasileiros: nas paredes sempre há guerra, spray e esperança.

A melodia do olhar 

, o flâneur urbano que clicou essas imagens, nasceu em 1952 em Gênova, na Itália. Diplomou-se em Filosofia, mas acabou ganhando a vida como pianista da cantora Ornella Vanoni e em cruzeiros no Mediterrâneo e no Atlântico.

Na Radiotelevisione Italiana (RAI), aproximou-se do jornalismo e da fotografia. Mudou-se para o Brasil em 1990 para ser o diretor da agência de notícias Ansa. Há 12 anos ancorou seu barco tipicamente amazônico, Gaia, em Alter do Chão, Pará. É um incurável viajante.

Confira as fotografias:

 

 

 

 

 

***
Por Oliviero Pluviano em Carta Capital.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.