Iniciativa da agência BETC SãoPaulo, Woman Interupted contabiliza interupções em prol do empoderamentof eminino e da conscientização masculina.

Iniciativa da agência BETC SãoPaulo, Woman Interupted contabiliza interupções em prol do empoderamentof eminino e da conscientização masculina.

No último ano, muito se falou sobre o fenômeno Manterrupting, um dos tipos de violência contra a mulher, considerado um comportamento machista, que se caracteriza justamente quando ela não consegue concluir sua fala por ser desnecessariamente interrompida por um homem. O tema efervesceu principalmente no período das eleições norte-americanas, quando Donald Trump interrompeu Hillary Clinton por 51 vezes, durante o primeiro debate entre os candidatos.

Inspirada nessa discussão, a agência BETC São Paulo idealizou o aplicativo Woman Interrupted, uma plataforma que contabiliza quantas vezes um homem interrompe a fala feminina. A novidade foi lançada na semana em que se celebra o DiaInternacionaldaMulher.

O objetivo do Woman Interrupted App é ampliar o debate em torno do Manterrupting. A novidade também visa a conscientização do público masculino, que muitas vezes não reconhece o comportamento. Em 2014, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade George W ashington (EUA), publicado no Journal of Language and Social Psychology, apontou que as mulheres são significantemente mais interrompidas do que os homens (htp://bit.ly/2la3teI). Esse fenômeno é interpretado como uma das manifestações do desequilíbrio de gêneros

À primeira vista, pode parecer um problema pequeno, mas que reflete questões mais profundas da desigualdade de gênero no trabalho e na sociedade. O aplicativo é uma forma de mostrarmos que, na verdade, a interrupção é real e alarmante”, comenta GalBarradas, sócia-Fundadora e Co-CEO da BETC SãoPaulo e única representante no ranking dos dez publicitários mais admirados por empresas anunciantes, segundo o estudo Agency Scope, da Scopen (ex-Grupo Consultores). 

Apesar de poder ser utilizado em qualquer ambiente, o Woman Interrupted foi criado pela agência pautado no mercado de trabalho, para uso em apresentações e reuniões profissionais. Para utilizá-lo, basta fazer o download gratuito nos sistemas Android e IOS e começara usarem um dos quatro idiomas disponíveis – português, inglês, espanhol ou francês. Para identificar as interrupções com maior precisão, a plataforma solicita que o usuário calibre e registresuavoz.O app aproveitao microfonedo celularparaanalisarconversasedetectaro número deinterrupçõesduranteo período em que estiver ativado. Com a voz do usuário como parâmetro e a diferença na frequência de voz masculina e feminina, sua tecnologia permite identificar em que momentos a usuária foi interrompida por um homem ou, no caso de um usuário masculino, em quais momentos ele interrompeu uma mulher. O Woman Interrupted faz análises em tempo real e transforma as interrupções em dados.

Nenhuma conversa fica registrada no aplicativo, apenas o número de interrupções,  in n t t a identificarasinterrupçõescom maior precisão, a plataforma solicita que o usuário calibre e e e r rr r u u p p ç çõ õ e es s , ,d d u u r r a aç çã ão o e ed da att a a

A médio prazo, a BETC prevê o lançamento de um Dashboard Global que apresentará um overview dos dados coletados ao redor do mundo, em tempo real. Aberta a quem quiser saber mais sobre o tema, nessa plataforma poderão ser encontradas informações como número de interrupções por  minuto e por país, além de comparativos entre regiões e faixa etária, por exemplo.

De acordo com Gal Barradas, o Manterrupting desvaloriza a participação feminina em reuniões e apresentações.“Nós, mulheres, lutamos diariamente para conseguirmos nosso espaço no mercado e o direito de nos expressar. Quando chegamos lá, o Manterrupting faz reduzir nossa participação”, explica. “Queremos que os homens  seperguntem: será que estou fazendo isso sem perceber? Afinal, do que adianta ter mais mulheres em uma sala de reunião se ninguém escuta o que elas têm a dizer?”, completa.

adaplataforma,  a BETC é uma agência que tem a igualdade de gênero  em seuDNA. Tanto a presidência da rede quanto a de seus escritórios pelo mundo -Paris, Londres e São Paulo – são co-lideradas por um homem e uma  mulher, desde sua fundação. Na agência paulistana, por exemplo, o board executivo é divido igualitariamente entre homens e mulheres, bem como não há distinção salarial por gêneros que ocupam o mesmo cargo, realidade ainda pouco encontrada no mercado de trabalho brasileiro ou global. 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.