Por Ravail Khan.
Animando e reivindicando as ruas de Barcelona, o Arauna Studio criou uma nova imagem gráfica que aumenta o apelo estético da cidade enquanto serve como um código reconhecível para assimilar novos usos do espaço urbano para os pedestres. Como parte da iniciativa da Câmara Municipal de Barcelona para se adaptar às novas necessidades de mobilidade e redefinir as formas de habitar a cidade, o “urbanismo tático” gera uma narrativa visual contemporânea e distinta, enraizada na linguagem vernacular da cidade.
Ao integrar perfeitamente um novo sistema gráfico, o projeto humaniza o asfalto, transformando-o de um material frio e hostil em uma tela quente e acolhedora. Inspirando-se nos tradicionais paralelepípedos de Barcelona, ou ‘panots’ , a equipe de design desenvolveu um código gráfico flexível que se adapta às diversas necessidades e contextos de cada espaço urbano. Com uma caixa de ferramentas de código aberto e tipografia personalizada, o Urbanismo Tático permite que cidadãos e autoridades municipais recuperem e reinventem suas ruas, promovendo mobilidade sustentável, envolvimento da comunidade e uma visão compartilhada de uma paisagem urbana mais inclusiva.
Urbanismo tático anima as ruas de Barcelona
Muitas áreas de Barcelona enfrentam níveis de poluição atmosférica e sonora que excedem os padrões da OMS – Organização Mundial da Saúde, principalmente devido ao tráfego de veículos movidos a combustíveis fósseis. O ritmo acelerado da vida urbana também dificulta os encontros sociais dos cidadãos, sua livre circulação e espaços de lazer dentro das áreas urbanas. No âmbito da iniciativa municipal de adaptação ao atual contexto de emergência climática, o estudo de Barcelona produzido pelo Arauna Studio, oferece uma solução através da transformação rápida e econômica das funções da rua para recuperar o espaço urbano em benefício dos cidadãos. O urbanismo tático gera, assim, espaços mais adequados para pedestres, para caminhar, brincar e relaxar, promovendo um senso de comunidade e bem-estar.
Para facilitar a identificação das ações de urbanismo tático em Barcelona, o Arauna Studio desenvolveu um sistema gráfico que utiliza técnicas de aplicação de pintura econômicas e rápidas para criar os elementos de sinalização. Concebido para “humanizar o asfalto” , o projeto traz calor às áreas cobertas por um material intrinsecamente hostil e reformula a diversidade de situações, necessidades e contextos que podem ocorrer nelas.
Um sistema visual contemporâneo derivado da linguagem vernácula
Reconhecendo a singularidade de cada rua, bairro e esquina, o Urbanismo Tático evita um tratamento único das áreas que receberam a intervenção. Em vez disso, soluções visualmente diversas são projetadas transformando a grade rígida de paralelepípedos em uma estrutura orgânica. O sistema gráfico é adaptado por meio de variações de cor, escala, graus de figuração ou abstração em função do referido ‘panot’. Essa abordagem de caixa de ferramentas de código aberto apresenta uma série de recursos que podem ser interpretados tanto pelos cidadãos quanto pelas equipes encarregadas de realizar a ação.
Além disso, o Arauna Studio propõe retomar uma prática comum em Barcelona: gravar nomes de ruas na calçada para orientar os pedestres, em vez de confiar apenas em placas de nomes de ruas projetadas para motoristas. A equipe de design usa módulos obtidos de ‘panots’ para criar uma fonte de exibição personalizada, oferecendo múltiplas variações para cada caractere. Esse tipo de letra é usado para indicar o uso de espaços públicos, nomes de ruas, escolas etc., além de comunicar ações em andamento por meio de mídia digital e sinalização. Como tal, torna-se uma ferramenta poderosa tanto para reforçar a identidade gráfica como para a comunicação, coabitando e reforçando qualquer intervenção tática.
***
Texto publicado originalmente na Design Boom.