Madrid quer uma cidade mais limpa e consciente com o meio ambiente

Viver com a grande quantidade de lixo que nós seres humanos geramos não é fácil. É por isso que diferentes partes do mundo têm feito, nos últimos tempos, várias campanhas de reciclagem destinadas à limpeza das ruas e para aumentar a conscientização sobre a importância de manter o lugar em que se vive, livre de lixo. Na cidade de Santiago, por exemplo, a Prefeitura lançou recentemente a campanha “Eu quero minha cidade sem a sua sujeira” para combater o desperdício em espaços públicos da capital chilena.

Como em Santiago, Madrid, capital da Espanha, tenta promover a limpeza através da conscientização de seus cidadãos. É que, em um dia, cada madrilenho gera 1,1 quilos de lixo. Isso significa que em um ano, o desperdício acumulado é equivalente a 1,4 milhões de toneladas. As razões são muitas: de maus odores até possíveis doenças por falta de higiene.

Os esforços das equipes de limpeza para manter a cidade como um lugar decente para se viver não têm sido suficientes. Mais de 6 mil trabalhadores ajudados por mil máquinas removem o lixo das 12.700 ruas a cada noite. Mas na manhã seguinte, o lixo novamente volta a se acumular e a sujeira continua.

 
 
 
Como manter conservada uma cidade com mais de 46 milhões de metros quadrados? O coordenador-geral do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Galiacho Ignacio Lopez, diz que “promovendo entre os cidadãos a responsabilidade compartilhada”. É que quando as pessoas cuidam de sua cidade, vivem melhor nela.  

Os cidadãos que convivem desde sempre com mau cheiro, fezes de cachorros, bitucas de cigarro, chicletes nos sapatos, dificilmente conseguem viver bem, de acordo com a OMS. Os níveis de estresse e a possibilidade de depressão aumentam quando as pessoas não se sentem confortáveis ​​no lugar onde moram.

Para evitar tais conseqüências, a Prefeitura de Madrid lançou recentemente uma campanha de conscientização sobre a limpeza dos espaços públicos. Mais de 5.000 cartazes com mensagens diretas e desenhos foram distribuídos por toda a capital espanhola para combater a sujeira. Ônibus, pontos de ônibus, lixeiras e praças têm cartazes e mensagens como “chiclete demora cinco anos para desaparecer, pensar na lixeira dura um segundo”.

campana madrid limpieza
 
A campanha foi desenvolvida para “provocar o cidadão que está dentro das pessoas.” Escolas e associações de bairro receberão cursos sobre reciclagem e cidades sustentáveis. “De nada servirão os esforços, os gastos financeiros, nem o aumento dos meios e materiais utilizados para manter a cidade limpa, se não houver entendimento de cada um, de que a cidade também é a nossa casa e, como tal, deve ser mantida e respeitada”, diz Ignacio.

limpieza madrid campana
O gasto total da campanha foi de 200.000 euros e espera-se que dentro de dois anos, essas mensagens para que os moradores de Madrid se conscientizem do local onde vivem, não sejam mais necessárias.

***
Por  no Plataforma Urbana.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.