Neste verão, pela primeira vez, os cinco parques naturais paulistanos serão abertos ao público

Essas reservas são parques naturais municipais, quatro deles no extremo sul do Município e um na zona leste, que até agora só podiam ser visitados com agendamento prévio e atraíam cerca de 50 visitantes por mês (na maioria de escoteiros, excursões de escolas e pesquisadores universitários).

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente decidiu fazer, neste e no próximo mês, um projeto-piloto para abrir esses parques durante o dia, para cidadãos que queiram visitar as áreas sem ter de marcar horário. “Todos têm as trilhas como os principais atrativos”, afirma a diretora da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da secretaria, Anita Correia de Souza Martins.

 O projeto-piloto servirá para que a Prefeitura tenha ideia da demanda por acesso a essas áreas. Foto: SMVMA.

Os parques naturais são Unidades de Conservação (UCs), espaços com status idêntico ao das grandes reservas nacionais, mas sob responsabilidade da Prefeitura. Ao todo, somam mais de 2 mil hectares. São locais de preservação que passaram a ser estruturados, com casas de recepção, estacionamento e banheiros, com recursos vindos de medidas compensatórias de grandes obras de infraestrutura da cidade, como a construção do Rodoanel e do monotrilho da zona leste.

A legislação determina que essas áreas, que já existem como espaços de preservação há mais de duas décadas, tenham planos de manejo e uma integração com a cidade que só agora está saindo do papel. O projeto-piloto servirá para que a Prefeitura tenha ideia da demanda por acesso a essas áreas para, no futuro, estruturar uma abertura integral, como é a dos parques urbanos. “É imprescindível a população participar. Não adianta manter um lugar que ninguém vai”, afirma Anita.

Essas reservas são parques naturais municipais, quatro deles no extremo sul do Município e um na zona leste. Foto: SMVMA.

Ela destaca a facilidade de contato com a biodiversidade da região. Nos parques, há exemplares de embaúbas prateadas, cedros, palmitos-juçara e cambuci da Mata Atlântica. Ao longo dos últimos meses, essas árvores têm sido catalogadas para que o visitante possa identificá-las ao passar ao longo das trilhas.

O programa começa no dia 14, quando o Parque Natural Municipal Itaim será aberto. Ele fica na região de Parelheiros, em uma área que equivale a quase 500 campos de futebol. Na mesma semana, ocorre a abertura dos Parques Varginha, Bororé e Jaceguava, completando os quatro locais da zona sul. Os parques margeiam as represas Billings e Guarapiranga, que podem ser vistos nas trilhas. Durante o projeto-piloto, a cada dia da semana um dos parques fica aberto, e nos fins de semana todos abrem.

Fevereiro

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) foi criado em 12 de junho de 2003 com o nome de Parque Natural Municipal do Carmo. Foto: Encontra Itaquera.

No Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, que fica na zona leste, próximo ao já conhecido Parque do Carmo, a abertura começa em 4 de fevereiro. O local da zona leste fica encravado entre Itaquera e São Mateus, em uma área com 50 nascentes de rios que fazem parte do sistema que forma o Córrego Aricanduva.

Ali até o prédio da Administração se destaca. Trata-se de uma construção sustentável, como observa o arquiteto Lucas Lavecchia Gomes.

Seus administradores, até o momento, tinham ainda de se preocupar com perigos que vão de incêndios clandestinos a invasões de grupos religiosos, de evangélicos que buscam os montes para a realização de cultos a fiéis de religiões de matrizes africanas que procuram o parque para deixar oferendas diversas na mata.

Agora, se preparam para fazer os visitantes percorreram as trilhas, ocupadas por famílias de preguiças. “Temos trilhas de até 8 quilômetros, mas vamos começar com essa (a das preguiças), que as pessoas gostam mais”, disse a gestora da unidade, Helen Evelin Souza.

Ficha técnica dos parques

Itaim

O PNM Itaim está localizado no extremo sul do município de São Paulo, nos limites da Prefeitura Regional de Parelheiros, ao norte do centro de Parelheiros. Foto: SMVMA.

Fundação: 2012
Área: 477 hectares
Abertura para o público: 14/1
Horários: terças-feiras, sábados e domingos, das 8h às 17 horas
Endereço: Rua Amaro Alves do Rosário, 2.676, Parelheiros

Infraestrutura para o visitante:

  • Trilha do Tatu
  • Trilha do Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio
  • Área para contemplação e piquenique
  • Parquinho infantil
  • Banheiro masculino e feminino
  • Administração/informações
  • Estacionamento para carros

Varginha

O Parque Natural Municipal Varginha (PNM Varginha) está localizado no bairro Chácara Santo Amaro, Distrito do Grajaú, na Zona Sul do município de São Paulo. Fotos: SVMA.
Fundação: 2012
Área: 419 hectares
Abertura para o público: 15/1
Horários: quartas-feiras, sábados e domingos, das 8h às 17h
Endereço: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6.200, Grajaú

Infraestrutura para o visitante:

  • Trilha do Içá com mirante, lago, parquinho infantil, banheiros (incluindo PCD), pista para bicicleta, mirante, biblioteca, ATIs (Academia para terceira idade)
  • Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem
  • Alojamento para pesquisadores
  • Estacionamento para carro

Jaceguava

O PNM Jaceguava está localizado no extremo sul do município de São Paulo no distrito de Parelheiros, distante aproximadamente 35 km da região central da capital paulista. Foto: SMVMA.

Fundação: 2012
Área: 410 hectares
Abertura para o público: 18/1
Horários: ficará aberto às segundas-feiras, aos sábados e aos domingos, das 8h às 17 horas
Endereço: Avenida do Jaceguava, próximo do nº 1.100, Bairro Jaceguava (Parelheiros)

Infraestrutura para o visitante:

  • Trilha do Saci
  • Área para piquenique
  • Banheiro masculino e feminino e banheiro PCD
  • Administração/informação
  • Estacionamento para carro

Bororé

O PNM Bororé é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas. Foto: SMVMA.Fundação: 2012
Área: 193 hectares
Abertura para o público: 16/1
Horários: quintas-feiras, sábados e domingos, das 8h às 17 horas
Endereço: Estrada das Vieiras, sem número, Bororé (Grajaú)

Infraestrutura para o visitante:

  • Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago
  • Píer na margem da Represa Billings para contemplação da paisagem
  • Banheiro masculino e feminino e banheiro PCD
  • Administração
  • Estacionamento para carro

Fazenda do Carmo

O PNMFC também faz parte do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Fotos: SMVMA.

Fundação: 2003
Área: 449 hectares
Abertura para o público: 4/2
Horários: terças-feiras, das 8h às 17 horas
Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350, Itaquera

Infraestrutura para o visitante:

  • Trilha da Preguiça
  • Área aberta para piquenique
  • Biblioteca comunitária
  • Banheiros (incluindo PCD)
  • Administração, com destaque para sua construção com projeto arquitetônico sustentável
  • Estacionamento para carro

***
Por Bruno Ribeiro em O Estado de São Paulo. Edição: São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.