No Carnaval de São Paulo, museus têm programação especial

E se você mudou de ideia quanto à programação do feriado prolongado na capital paulista, não se preocupe, os museus da cidade, em parceria com a Feambra, preparam uma programação especial (e bem lúdica), inclusive para crianças, com horários diferenciados, para receber os que querem fugir da agitação das avenidas. Confira abaixo todos os detalhes e seja bem-vindo ao Unidos da Arte no Carnaval!

 
Museu da Imagem e do Som

Além das exposições regulares, Silvio Santos vem aí! e You Will Never Walk Alone (série da artista Camila Svenson para o programa Nova Fotografia 2017), o MIS-SP traz para o feriado a Maratona Infantil com o Em Ritmo de Festa, que reúne atividades para a família toda. Oficinas de máscaras e fantasias, maquiagens divertidas feitas pela equipe do Jacques Janine e duas atrações ligadas à exposição do Silvio Santos – o bloquinho Ma OÊ e a intervenção artística É Ritmo de Festa –, são destaque da programação. No domingo, o teatro itinerante BuZum! apresenta aos pequenos a peça Mamulengo, uma verdadeira aventura na história do Carnaval pernambucano.

Museu da Imagem e do Som
End: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Tel: (11) 2117-4777
Horários: sábado, das 10h às 21h; de domingo à terça-feira, das 11h às 19h; e quarta-feira, das 12h às 20h
mis-sp.org.br


MAC / USP

Foto: Divulgação.

Dos mais importantes museus do país, o Museu de Arte Contemporânea – MAC abre as portas para a exposição Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000, com mais de 160 obras, provindas de seu vasto acervo. O objetivo é contar, com ajuda das peças, a história da arte de mais de 100 anos, enaltecendo a importância de escolas e movimentos durante os períodos estabelecidos, assim como a estrutura política e social de cada época

Museu de Arte Contemporânea
End: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Tel: (11) 2648-0254
Horários: terças das 10 às 21h; de quarta a domingo das 10 às 18 horas; (segunda-feira estará fechado)
mac.usp.br/mac

Casa das Rosas
Foto: Divulgação.

Reduto da literatura e das artes proclamadas, a Casa das Rosas preparou para o dia 23 de fevereiro (quinta-feira), às 19h30, uma aula especial, que foge bastante do estereótipo carnavalesco, mas o contextualiza. A palestra Carnaval e Literatura irá discutir a teoria crítica da carnavalização com base nas obras Problemas da Poética de Dostoiévski e A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, do russo Mikhail Bakhtin (1895-1975). Quem ministra o evento é a tradutora russa Aurora Bernardini, que ainda abordará o conceito de “mundo às avessas”.

Casa das Rosas
End: Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Tel: (11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447
Horário: 23 de fevereiro, quinta-feira, às 19h30
casadasrosas.org.br

Museu da Casa Brasileira

Foto: Divulgação.

Com duas exposições em cartaz, o Museu da Casa Brasileira explora o design e a arquitetura em contextos diferentes, porém, complementares. Com o arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, o museu conta a história dos projetos mais emblemáticos de Lisboa. Já na Coleção MCB – Novas Doações, os visitantes podem passear pelos objetos do acervo, que remontam uma trajetória visual, desde o século XVII até os dias de hoje.

Museu da Casa Brasileira
End: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel: (11) 3032-3727
Horários: Todos os dias das 10h às 18h (segunda-feira estará fechado)
mcb.org.br

Museu do Futebol
Foto: Divulgação.

Além da nova área Dente de Leite, destinada aos pais e crianças de até três anos, o Museu do Futebol traz oficina de máscaras, feitas de sacolas de papelão, e de lançador de confetes (na área externa). A diversão continua nas exposições, que no sábado e no domingo, às 11h, seguem com as visitas guiadas e outras atividades propostas pelo museu.

Museu do Futebol
End: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
Tel: (11) 3664-3848
Horários: de terça à sexta, das 9h às 16h, sábado e domingo, das 10h às 17h (segunda-feira e quarta de cinzas estará fechado)
museudofutebol.org.br

Itaú Cultural
Foto: Divulgação.

A Ocupação Laura Cardoso convida o público para conhecer o processo criativo da atriz, os registros de sua trajetória e a memória de seus papéis em um percurso não linear que se pretende múltiplo, a exemplo de sua atuação.

Além da exposição, integram o programa o site da Ocupação – no qual informações sobre Laura Cardoso podem ser acessadas a partir de 22 de fevereiro – e uma publicação que tem por objetivo se aprofundar nos trabalhos realizados por Laura e analisar o contexto em que foram desenvolvidos. Aborda a marca de sua interpretação, seu poder de adaptação e os obstáculos que teve de superar por ser mulher. Para outros conteúdos, acesse ainda a Enciclopédia Itaú Cultural.

Itaú Cultural
EndAvenida Paulista, 149 – Bela Vista
Tel: (11) 2168-1777
Horários: terça a sexta 9h às 20h (permanência até as 20h30). Sábado, domingo e feriado das 11h às 20h.
www.itaucultural.org.br/

***
Por Paula Jacobs na Casa Vogue.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.