No Ibirapuera, MAC inaugura restaurante com vista panorâmica de São Paulo

O restaurante tem capacidade para 120 lugares e faz parte do complexo gastronômico do MAC, que já conta com uma cafeteria, o Vista Café, inaugurada em julho do ano passado.

O novo espaço ocupa área de 2.200 metros quadrados, sendo 800 metros quadrados de área coberta e 1.400 metros quadrados a céu aberto, com vista panorâmica da cidade de São Paulo. Um bar, batizado de Bar Obelisco, também compõe o ambiente. Em setembro, deverá ser inaugurado o Bar do Mar, focado em peixes e similares.

Tanto o café como o restaurante são administrados pelo empresário argentino Leonardo Sanchez  e estão sob o comando do chef paranaense Marcelo Correa Bastos, com cardápio baseado na cozinha brasileira.

“Depois de muito trabalho e colaboração, estamos entregando este presente para a cidade de São Paulo, e nossa missão é transformar o MAC no mais novo cartão postal da cidade”, afirmou Sanchez na cerimônia de inauguração.

O prédio do MAC-USP é repleto de história. A estrutura integra o complexo do Ibirapuera, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1954 para as celebrações do quarto centenário da capital, que inclui ainda o Pavilhão da Bienal, o Museu Afro Brasil, a Oca, o Auditório Ibirapuera, a marquise e o Museu de Arte Moderna.

Em seus primeiros anos, o edifício chamava- se Palácio da Agricultura e abrigava essa secretaria municipal. Mas foi mais conhecido, por décadas, como a sede do Detran. Em 2012, o MAC passou a ocupar apenas parte do espaço, com obras de Tarsila do Amaral, Picasso e Matisse. 

“O MAC tem se constituído como um museu moderno e um ambiente agradável para o visitante apreciar a arte. Trata-se de um exemplo de museu universitário, aberto à sociedade, que conseguiu ampliar seu espaço expositivo, de pesquisa e de ensino”, considerou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Concessão do espaço

Paisagem da área externa do novo restaurante instalado no topo do MAC / USP. Foto: Reinaldo Canato.

A licitação visando à concessão de direito de uso e exploração dos espaços do MAC – no mezanino e no terraço do prédio – foi realizada em abril de 2016, e o contrato foi assinado no mês seguinte.

Os projetos foram submetidos à Superintendência do Espaço Físico da Universidade e as obras de adequação tiveram início após a aprovação do projeto executivo.

A empresa vencedora tem a concessão pelo prazo de cinco anos, que começa a ser contado a partir da abertura ao público.

Horário ampliado

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens.Desde o dia 13 de março, o MAC ampliou seu horário de atendimento (de terça a domingo, das 11h às 21h) para permitir ao público em geral visitar os seis andares de exposições e participar de outras atividades que o Museu pretende oferecer no horário noturno, como apresentações musicais, encontros com artistas, programas educativos, cursos e palestras, entre outras. As visitas agendadas com o serviço educativo continuam a acontecer a partir das 10h e agora passam também a ser oferecidas às 18h.

Serviço

Vista Café funciona às terças, das 10h às 21h, e de quarta a domingo, das 10h às 18h. Já o Restaurante está aberto ao público, nos mesmos dias, a partir das 19h.

Leia também: 

***
Com informações do Jornal da USP.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.