Nos 462 anos de SP, documentário do Red Bull mapeia as atividades artísticas do centro

São Paulo comemora essa semana seus 462 anos! Para aproveitar as homenagens à cidade cinza, lançamos o documentário ARTE | TERRITÓRIO. Nele, acompanhamos diversos artistas visuais e espaços culturais que ocupam a região central de São Paulo – onde o caos inspira trabalhos que refletem diretamente o espírito da capital. “O centro de São Paulo te coloca num lugar de indagação da realidade humana e não tem como isso não ser interessante pra um artista”, diz Maria Montero, criadora do Phosphorus, um espaço independente de arte experimental, com foco em residência artística e crítica dos processos. 
 
 
Felipe Morozini no documentário ARTE | TERRITÓRIO

Em seus doze minutos, o curta inclui relatos dos artistas Felipe Morozini, Luciano CortaRuas, as galeristas Maria Monteiro, Fernanda Brenner e o curador Fernando Velázquez. Entre os temas abordados estão as inspirações, mas também os desafios de trabalhar na região. “Os projetos que existem no centro hoje são experimentais e estão de fato descobrindo o local. Não há exploração comercial. Esses espaços no centro querem explorar, experimentar, provocar”, explica Velázquez, curador do 
Red Bull Station.

Estúdio Lâmina
O Estúdio Lâmina é um espaço cultural que é de tudo um pouco: galeria, estúdio e casa. Lá eles acolhem diversas residencias artisticas que vão desde música, fotografia e cinema até dança, moda e circo. 

Av. São João, 108, Centro.

Felipe Morozini
Além de artista, Morozini é ainda diretor da Associação Parque do Minhocão, organização social que defende que o Elevado Presidente Costa e Silva se transforme numa área de lazer para a população da cidade. Morozini mora no Minhocão e seu trabalho tem forte relação com o centro paulistano. Entre seus trabalhos mais conhecidos está a performance “Jardim Suspenso da Babilônia”, na qual, junto de 21 amigos, ele pintou flores de cal em toda a extensão do Elevado Costa e Silva em 2009.

Pivô. Foto: Salvador Cordaro.                      

Pivô
O Pivô, localizado no Edifício Copan, no centro de São Paulo, foi fundado em 2012 e desde então recebe diversas exposições, worshops, palestras e experimentações artísticas sobre arte, arquitetura, urbanismo e muito mais. Vale a visita! 
Av. Ipiranga, 200, bloco A, Loja 54, República.

Tag Gallery

Curte arte urbana? Então você não pode deixar de visitar a Tag Gallery. O espaço, localizado em um prédio antigo no centro de São Paulo, é dedicado ao desenvolvimento da street art em São Paulo e sua conexão com artistas do mundo inteiro. 
R. Líbero Badaró, 336, 3º andar, Centro.

 

Phosphorus. Foto: divulgação.

 

Red Bull Station

Nosso espaço cultural e criativo fica ilhado em uma bifurcação ao lado da Praça da Bandeira e tem uma vista absurda do terraço. A entrada é gratuita e o local ainda conta com programas permanentes de residências e ocupações, além de uma cafeteria e um dos melhores estúdios de música da América Latina. 
Pça. da Bandeira, 137, Centro.

Phosphorus

O Phosphorus, idealizado por Maria Monteiro, é um espaço independente de arte experimental, com foco em residência artística e crítica dos processos. Ele fica em nada menos que na primeira rua de São Paulo, ao lado do Pateo do Colégio, o Marco Zero da cidade. 
R. Roberto Simonsen, 108, Sé.

Confira o nosso especial São Paulo 462 Anos!

***
Isabela Talamini no site do Red Bull Station.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.