Ligada por cabos de ferro presos em dois edifícios, a “ciclovia aérea” será um elo entre o porto e o restante cidade. Ao ver a foto da ponte, muitos podem achar estranho esse formato nada funcional em “L”, mas há uma explicação para isso. A mente por trás do projeto, que começou em 2008, é o arquiteto norte-americano Steven Holl. Ele baseou o design da Cykelslangen em um conceito de duas torres, que suportam duas pontes com orientações diferentes a fim de reunir, como em um aperto de mão simbólico, todos os aspectos únicos da história de cada área.
‘Cykelslangen’, ciclovia em Copenhague: 65 metros de extensão e 213 metros acima do mar.
Olhando assim, você pode pensar: “não era mais fácil construir uma ponte ligando os dois locais em um lugar mais acessível?” Também há resposta para essa questão: nenhuma residência de Copenhague está autorizada a ficar mais de 500 metros de distância do transporte público. Como, atualmente, é preciso se deslocar 2,2 km para ir da cidade para a península onde o porto está localizado, e vice-versa, as casas recém-construídas na região estariam fora desse raio de alcance.
***