Os vencedores do concurso WRI Brasil para a construção de uma cidade segura, saudável e sustentável

Ações para a segurança viária, como áreas de limite de velocidade reduzido, são essenciais para qualificar a mobilidade urbana em uma cidade. Em São Paulo, a iniciativa das Áreas 40 começou em 2013, e atualmente já são 12 na cidade. Entre elas, estão Lapa, Brás e Santana, que receberam propostas de requalificação a partir do Concurso São Paulo Áreas 40, promovido e organizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis em parceria com a Iniciativa Global em Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies.

O objetivo do concurso era incentivar arquitetos e engenheiros a pensar em propostas inovadoras para a construção de uma cidade segura, saudável e sustentável a partir de políticas de mobilidade nas quais os modos não motorizados e o transporte coletivo são priorizados. As áreas de intervenções apresentavam características específicas. O Lote 1, Brás, é uma região mais comercial, com predominância do fluxo de pedestres; o Lote 2, Lapa, tem característica mais mista, com espaços residenciais e comerciais, e com grande fluxo para integração modal, já que tem estações de ônibus e trem; por fim, o Lote 3, Santana, também é de uso misto, com grande fluxo de pessoas jovens. 

Paula Santos Rocha, Coordenadora de Mobilidade Urbana e Acessibilidade do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, acredita que promover um concurso como esse é muito importante para a cidade de São Paulo, que já está ciente da relação entre a redução de velocidade e o aumento da segurança das pessoas e agora trabalha no redesenho das vias para que isso se torne ainda mais consistente. “O concurso apoia a prefeitura com ideias de desenho urbano para ajudar a melhorar a saúde das pessoas. Além disso, sendo um concurso amplo, estimula a participação de pessoas que não trabalham com isso no seu dia a dia, também criando oportunidade para jovens profissionais, que talvez não pudessem interferir na cidade em que vivem, darem ideias que podem ser inovadoras”, comentou.

A divulgação dos vencedores aconteceu na noite da última quinta-feira (16), em evento na Oxigênio Aceleradora, em São Paulo. Para completar a programação, os convidados puderam assistir à palestra de Aldo Gonzalez Barrera, da Liga Peatonal do México, que apresentou iniciativas realizadas no país para melhorar a mobilidade das pessoas. “Desestimular o uso do automóvel privado não é o suficiente. Se não se cria uma infraestrutura correta para que as pessoas façam outras escolhas, a realidade não muda. A luta do pedestre é contínua. É muito importante fazer concursos, seminários e intervenções. Devemos seguir pensando juntos”, enfatizou. 

As ideias foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por CET-SP, SP Urbanismo, Subprefeituras, WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Iniciativa Bloomberg de Segurança no Trânsito, NACTO Global Designing Cities Initiative e também pelos coletivos Cidade AtivaCorridaamiga e Bike Anjo. “Durante o julgamento, foi muito importante ter reunido diferentes setores da prefeitura. Alguns jurados cuidam do tráfego, outros de desenho urbano, outros de administração e o diálogo entre eles foi muito construtivo porque cada um tinha um viés diferente, o que  foi chave para encontrar as melhores propostas”, destacou Paula.

Confira quem são os coordenadores das equipes vencedoras:

Lote 1 – Brás
1º lugar: Jung Yun Chi
2º lugar: “Aida” Paula Pontes de Aquino
3º lugar: Raimundo Dias Filho

Lote 2 – Lapa
1º lugar: Luis Fernanda Milan
2º lugar: Rodrigo Tardivo Coury Câmara
3º lugar: Roberta Pais Megale

Lote 3 – Santana
1º lugar: Renato de Camargo Montagner
2º lugar: Denis Ferri da Silva
3º lugar: Sandra Helena Lehnen Becker

Lançado em abril, o Concurso São Paulo Áreas 40 teve apoio para implementação de Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bloomberg Philanthropies, Caterpillar Foundation e Children’s Investment Fund Foundation; apoio técnico da SPUrbanismo e contou com a parceria de Bike Anjo, Cidade Ativa, Nacto e Corridaamiga.

***
Fonte Redação WRI Brasil. 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.