Parque Municipal Chácara do Jockey no primeiro semestre de 2016

Primeira fase de intervenções tem foco nas áreas verdes do equipamento. Futuramente, serão também entregues áreas de esporte e cultura.

O Parque Municipal Chácara do Jockey, na Vila Sônia, zona oeste da capital, deverá ser aberto ao público no primeiro semestre de 2016. Na manhã desta terça-feira (21), a prefeita em exercício, Nádia Campeão, visitou o local para uma vistoria técnica de todas as áreas que integram o terreno, que tem 143,5 mil metros quadrados de área verde e dezenas de edificações. 

“Essa visita foi para definirmos melhor o uso dessa área com o Esporte, com o Verde e com a Cultura. Já temos bastante coisa em andamento. Vamos ter que trabalhar com objetivos de curto, médio e longo prazos. Estamos trabalhando bastante nas áreas verdes do parque, no seu gradeamento e em seus acessos. Nosso objetivo é entregar já no primeiro semestre, entre março e abril do ano que vem, a primeira fase [dessa implementação], que dá acesso a toda parte verde do parque. Em seguida, em uma segunda fase, a parte esportiva”, destacou Nádia.

A gestão do espaço será realizada pelas secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente (SMVA), da Cultura (SMC) e dos Esportes, Lazer e Recreação (SEME). A implementação e o gerenciamento do projeto arquitetônico e de reformas estruturais no parque estão sob a responsabilidade do Departamento de Parques e Áreas Verdes da SVMA. O departamento já realizou um estudo de viabilidade, com previsão de divisão de núcleos para atividades culturais, esportivas e de preservação, com possibilidades de acesso e circulação.

De acordo com a prefeita em exercício, a terceira e última fase dará conta dos equipamentos que serão geridos pela Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se da reforma de área antes destinada às baias de cavalos, que possui o total de 7.700 metros quadrados.

“A nossa proposta é implementar um conjunto de equipamentos culturais, tanto para uso [geral] da população, como também para atividades específicas. Vamos ter espaços voltados para as mais diversas manifestações culturais, com oficinas de teatro, dança e, inclusive, uma escola de gastronomia”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki.

O secretário citou ainda a implementação de um centro de produção de conteúdos digitais criativos chamado Leia – Laboratório de Experimentação e Inovação no local. Trata-se de uma parceria da pasta com o Ministério das Comunicações, em conjunto com a SPCine, que prevê o repasse de R$ 7 milhões do governo federal para a estruturação, gestão e sustentabilidade de um centro com oficinas, estúdios e laboratórios.

Além de técnicos, também acompanharam a visita ao parque os secretários-adjuntos Luiz Sales (Esportes, Lazer e Recreação) e Romildo de Pinho Campello (Verde e Meio Ambeinte). 

Educação

Em uma área contígua ao Parque Municipal Chácara do Jockey, está em construção um Centro de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Juntas, as unidades educacionais deverão atender cerca de 800 alunos. “Sem dúvida, uma iniciativa muito importante para a comunidade local”, destacou Nádia. 

As unidades estão previstas pelo Plano de Metas 2013 – 2016. Trata-se da meta 17, que prevê a obtenção de terrenos, projeto, licitação, licenciamento, garantia de fonte de financiamento e a construção de 243 CEIs; e da meta 18, que prevê a construção de 65 EMEIs e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades têm previsão de entrega em dezembro deste ano. 


Onde será o Parque

   

*Infográfico: Estadão.


Histórico

Os moradores da região lutam pela criação do parque na Chácara do Jockey há mais de 30 anos. Em outubro de 2014, a Prefeitura recebeu a posse da área. Na ação de desapropriação do imóvel, a administração municipal ofereceu R$ 63,9 milhões pela área. O valor da indenização será compensado pela dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que o Jockey tem com a administração municipal. Com isso, a Prefeitura não desembolsará o valor da indenização para desapropriação da Chácara. Essa negociação foi formalizada pela administração municipal e o Jockey em um acordo, o que permitiu a imissão na posse da área em favor da Prefeitura. Em dezembro de 2014, um decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo criou o Parque Municipal Chácara do Jockey. 

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação – PMSP.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.