Pinacoteca expõe a produção artística de afrodescendentes desde o século XVIII


A partir deste sábado (12), o quarto andar da Estação Pinacoteca receberá a exposição “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca”, que apresentará ao público importantes obras assinadas por artistas brasileiros. São 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil, do século XVIII até hoje.

Tadeu Chiarelli, diretor geral da Pinacoteca e curador da exposição, afirma que o objetivo da mostra é traçar uma reflexão sobre a presença de artistas afrodescendentes na coleção do museu, ampliada recentemente com obras de artistas contemporâneos.

“Com a entrada para o acervo da Pinacoteca dos primeiros trabalhos de jovens artistas brasileiros afrodescendentes, surgiu a ideia de formular uma exposição que os articulassem em relação àqueles já existentes no acervo. Seria uma estratégia para a instituição refletir sobre parte de sua história e, ao mesmo tempo, rever obras produzidas por artistas afrodescendentes já existentes no acervo, à luz dos recém-chegados”, afirma.

Em cartaz até o dia 17 de abril de 2016, a exposição é dividida em três partes: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas. Nelas estão pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações. 

Entre os trabalhos em exposição está a primeira obra de um artista negro recebido pela Pinacoteca: o “Autorretrato”, produzido em 1908 por Arthur Timótheo da Costa, doado em 1956. Os demais trabalhos expostos são de artistas como Arthur Timótheo da Costa, Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Jaime Lauriano, Rosana Paulino, Rommulo Vieira Conceição, Paulo Nazareth, Firmino Monteiro e Flavio Cerqueira.

Miguelzinho Dutra Itu, SP, 1810 – Piracicaba, SP, 1875 Sem título, entre 1830 e 1875. Imagem: divulgação.

 

Serviço

“Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca”.
Onde: Estação Pinacoteca, Largo General Osório, 66.
Horário: de terça a domingo das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h.
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

***
Fonte: Pinacoteca e Brasil de Fato.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.