Prefeitura testa novas alternativas para o plantio de árvores

Prefeitura de São Paulo iniciou recentemente alguns testes para buscar novas alternativas para ampliar o plantio de árvores na cidade. Um projeto piloto em Cidade Patriarca, na zona leste, já plantou 70 mudas na porção central da avenida Patrocínio Paulista e na Praça Adelina Tobias de Águiar, onde o projeto Árvore no Asfalto foi implantado

Segundo o prefeito Fernando Haddad, os testes estão sendo realizados com a supervisão de engenheiros da Companhia de Engenharia de Tráfego e por agrônomos. O projeto privilegia o plantio nas ruas, já que muitas calçadas da cidade são estreitas e as árvores ocupariam um espaço precioso para a circulação de pedestres. Os resultados serão avaliados junto com a população para definir a possibilidade de expansão do projeto.

Novas alternativas serão testadas ao longo do primeiro semestre de 2015. O objetivo é ampliar a quantidade de verde na cidade, que conta com menos de um milhão árvores em vias públicas. A presença de árvores no ambiente urbano melhora a qualidade de vida da população: estas reduzem as ilhas de calor, atenuam a poluição atmosférica e sonora e oferecem mais conforto para os pedestres. No Programa de Metas 2013-2016, a meta 88 prevê o plantio de 900 mil mudas em passeios públicos e canteiros centrais.

De acordo com levantamentos realizados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a região leste é a que apresenta maior déficit de árvores por habitante.

Nesta primeira etapa do projeto, sete espécies de árvores foram escolhidas, entre eles ipê, caroba, carobinha e cássia. As espécies plantadas são de médio e grande porte, com raiz pivotante, que não se espalha lateralmente. A medida visa justamente evitar a deformação do pavimento no futuro. No plantio, são também utilizados anéis de concreto que direcionam as raízes para camadas mais profundas do solo.

O projeto piloto estabelece que as árvores podem ser plantadas em vias pavimentadas que apresentam um volume diário médio de tráfego abaixo de 2.500 veículos, leito carroçável com 12 metros ou mais de largura, e que não sejam corredores de carga ou de ônibus.

O plantio de árvores sobre o asfalto tem como objetivo proporcionar a redução gradual da temperatura em áreas bastante adensadas, com muito concreto. Estudos realizados por ambientalistas constataram uma diferença de até 10°C entre as temperaturas registradas durante o verão no centro da capital e em regiões mais periféricas, como a Serra da Cantareira, na zona norte, e Paralheiros, na zona sul. 

Fonte: ArchDaily

 

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