Projeto usa a serigrafia para valorizar memória cultural dos bairros de SP

Desenvolvidos pelos designers gráficos Daniel Varella e Daniel Graf, e pelo artista visual especializado em serigrafia Alcides Rodrigues, a ideia do [ + ] Pluricidade é elaborar cartazes serigráficos a partir da pesquisa de aspectos curiosos da memória cultural e histórica de cada bairro. Ao final do processo, é realizada uma intervenção urbana com os painéis produzidos.

O primeiro bairro a ser retratado será o Cambuci, onde está localizado o Coletivo 334, local que abrigará também uma série de palestras para o lançamento do projeto e cuja fachada será totalmente customizada com a primeira série de serigrafias.

“Alguns painéis farão referência a Alfredo Volpi, artista plástico que viveu cerca de 60 anos no bairro, além da escola de samba Lavapés e dos times de futebol de várzea, pioneiros e característicos da região do Cambuci”, explica Varella. “Em linhas gerais, é uma trabalho gráfico de preservação cultural que envolve um contato com as pessoas do bairro e as peculiaridades de cada lugar. Queremos criar narrativas visuais únicas, além de ampliar o diálogo de transformação e desenvolvimento urbano por meio dos conceitos de Economia Criativa”, completa.

Junto ao trabalho de pesquisa, o [ + ] Plurigrafia irá realizar encontros com moradores e visitantes dos bairros para integrá-los ao processo de criação e produção das intervenções urbanas.

Semana de Criatividade Urbana
Durante os dias que antecedem a inauguração do projeto, será realizada uma semana criativa, organizada pela pesquisadora do departamento de Tecnologias da Inteligência e do Design Digital da PUC-SP, Stella Hiroki. Serão feitas palestras com especialistas de design social, projetos culturais e smart cities, tendo como foco o ponto de vista feminino.

Ao todo serão 4 palestras, e os interessados poderão se inscrever em cada uma delas pagando uma taxa de R$ 59,90, incluindo um kit [ + ] Pluricidade e uma sessão de networking com cervejas artesanais B.Up (Holambra-SP), ou R$ 180 pelo pacote completo com acesso a todas as discussões. O evento de lançamento do projeto em 1 de outubro será gratuito.

Serviço
[ + ] Pluricidade e Semana de Criatividade Urbana
De 27/9 a 1/10
Local: Coletivo 334
Rua Antonio Tavares, 334, Cambuci – São Paulo, SP. Veja o mapa.

Como participar?
Inscrições online em http://bit.ly/SemanaPluricidade (Não há necessidade de inscrição para o dia do lançamento).

Confira a programação completa abaixo:

27/09 – Terça-feira – 19h30 às 20h30
“Bordados de Passira: Design em diálogo”
Com Ana Julia Melo, mestre em Têxtil e Moda pela USP e pesquisadora de atividades artesanais brasileiras e o seu diálogo com o Design e a Sustentabilidade.

28/09 – Quarta-feira – 19h30 às 20h30
“Financiamento para projetos culturais”
Com Luana Devechiati, gestora de projetos culturais.

29/09 – Quinta-feira – 19h30 às 20h30
“Design para mulheres estrategistas”
Com Érica Campanha, designer e fundadora do Projeto Colmeia.
Saiba mais sobre a Érika em designparaeducacao.com.br.

30/09 – Sexta-feira – 19h30 às 20h30
“A relação da mulher com a tecnologia para a elaboração de uma Smart City”
Com Stella Hiroki, doutoranda pelo departamento de Tecnologias da Inteligência e do Design Digital da PUC-SP (2014) e pesquisadora da relação social da população com a tecnologia para o desenvolvimento de Smart Cities.
Saiba mais sobre a Stella em smartcitytalks.com.

1/10 – Sábado – às 22h
Lançamento do [ + ] Pluricidade
Open House gratuito no espaço Coletivo 334 com inauguração da nova fachada com cartazes da primeira série do projeto que abordará o bairro do Cambuci.

Sobre o Coletivo 334
Localizado no bairro do Cambuci, em São Paulo, o 334 é um coletivo artístico e profissional fundado pelo designer gráfico Daniel Varella em 2014. O espaço funciona como um estúdio de design especializado na readequação visual e estratégica para micro e pequenas empresas, utilizando técnicas diversas como tipografia, serigrafia, fotografia, marketing digital e artes plásticas.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.