Recordar é viver!

Em pouco mais de uma hora, relembrei histórias de mais de duas décadas, e constatei as transformações que o progresso impôs naqueles lugares os quais percorria a pé, e vivenciei experiências presentes para sempre na minha memória e no meu coração.

A casa que acolheu a nossa família quando chegamos de Delmiro Gouveia, Alagoas, em 1961, está lá, completamente reformada. Ao observar a nova fachada fiz uma viagem no tempo, que me trouxe lembranças das brincadeiras, dos amigos, da rua de terra batida, e das farras a céu aberto que a criançada, sem medo e com total integração, fazia o tempo todo.

O terreno enorme que um dia foi campo de futebol, depois abrigou a garagem dos coletivos da Auto Viação São João Climaco e, mais adiante sediou uma concessionária de veículos; hoje, em sua definitiva mudança, recebeu um empreendimento imobiliário de edifícios residenciais.

Da mesma forma, a área em que durante anos funcionou uma serraria “meia boca”, também seguiu as tendências do mercado e agora reúne um conjunto de prédios bacanas. A casa onde um dia morou a Dona Ilza, é a portaria social desse condomínio, que proporcionou o aumento da quantidade de pessoas em circulação pelo pequeno trecho da Rua Santo Albano.

A agência do Bradesco, na Via Anchieta, continua lá. A farmácia Copacabana virou um boteco popular. A vilinha da rua Cel. Pires de Andrade ganhou um portão para garantir a segurança dos moradores, e a casa da Rua Jaguapitã permanece do mesmo jeito, apenas com o verde decorando a sua fachada.

Para completar esse flash back, ao comentar esse passeio com um amigo atual que mora na região, concluímos que quase nos encontramos no início dos anos 1980 na mesma rua, e de quebra, descobrimos que temos em comum a amizade do Robertinho, irmão do Douglas e do Ricardo.

O próximo passo é marcarmos um encontro dos três, que certamente revelará que temos muito mais em comum e, talvez nos surpreendamos com as conexões, as “coincidências”, as surpresas, e os caminhos que a vida nos proporciona o tempo todo. Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.