Transform Your City: o projeto

Um projeto que tem como essência o espírito de colaboração entre coletivos criativos e o objetivo de derrubar barreiras culturais entre as zonas de São Paulo, espalhando boas ideias, fazendo a criatividade fervilhar e deixando um legado para a cidade.

A transformação é um processo. Não acontece da noite para o dia, mas durante um período decorrente de diversas ações. E só quando se reúne cada pequeno detalhe é possível construir algo maior. Transformar, hoje, é necessário, para que se possa melhorar a cidade em que vivemos. Por isso, Absolut Vodka criou o projeto Transform Your City, convidando toda sorte de artistas e reunindo linguagens para que, juntos, resgatem a identidade cultural da cidade de São Paulo e impactem positivamente na vida das pessoas que habitam a metrópole.

Passamos os últimos meses acompanhando encontros entre coletivos de artistas em cada região da cidade, realizadas com o propósito de estimular a troca de experiências entre os participantes e de resgatar o legado de cada zona de São Paulo. Para cada zona da cidade foi identificada a linguagem artística mais expressiva e chegou-se ao veredito: a zona sul trabalharia a poesia; azona norte, a estética; a zona leste, a performance; e a zona oeste, a música.

Ao final dos encontros, cada grupo de coletivos criou uma forma de impactar a comunidade local destas regiões com ações e intervenções pontuais, além de planejarem ações para uma grande celebração no centro da cidade, onde todas as formas de expressão artística seriam unidas pelo propósito da transformação.

O movimento Venga Venga, junto com Nelson Triunfo, ensaiou uma batalha de dança assimilando passos de diversas etnias, brasileiras e internacionais, ensaiados na quadra da comunidade de Perus, na zona leste. O coletivo Metanol, por sua vez, criou junto com a galera do Quilombaque, um curso de capacitação em produção musical na periferia da zona oeste e realizaram uma intervenção da Orquestra Fantasma de percussão na grande festa.

Na zona sul, o Coletivo Pi promoveu um cortejo com o coletivo Sobrenome Liberdade pelas ruas do Grajaú e, durante o evento, conceberam intervenções performáticas de poesia marginal, além de um espaço de descanso e reflexão repleto de varais poéticos. Por fim, na zona norte, o coletivo Bijari, junto com o coletivo C.I.C.A.S e a escola de samba Acadêmicos de São Jorge, inspirados na estética da escola de samba, criaram uma estrutura móvel capaz de gravar, reproduzir e projetar áudio e vídeo. Na festa, projeções mapeadas coloriram e deram ainda mais vida ao ambiente.

Todos estes encontros, trocas de experiências e concepções resultaram em uma identidade genuinamente paulistana, permeada por registros de todas as regiões do país e do mundo, tal qual é esperado de uma metrópole do porte de São Paulo.

Para registrar os legados que foram deixados, o Instagrafite – galeria colaborativa de arte de rua – foi recrutado para escolher seis artistas com diferentes linguagens. A partir de visitas e vivências nos encontros dos coletivos nas periferias, cada um dos 6 artistas se inspirou para registrar os legados em praças, muros, bueiros e ruas, que ganharam uma nova cara em cada um dos pontos escolhidos da cidade. Entre as plataformas, estão diversos tipos de tintas, criação de mobiliário urbano, entre outras manifestações artísticas. O resultado foi uma rede de intervenções urbanas artísticas que, se conectadas, formam uma garrafa de Absolut, como nas velhas brincadeiras de ligar os pontos da infância.

Agora, a cidade de São Paulo já pode perceber o potencial transformador da arte e da cultura inseridos em seu cotidiano. A quebra de barreiras culturais foi iniciada, e os habitantes da metrópole já podem se deliciar com novos pontos de vista, fusões de linguagens e novas formas coloridas de enxergar o cinza paulistano.

Conteúdo patrocinado na Revista Trip: http://bit.ly/1FCvnby

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.