Xiamen na China, inaugura a primeira ciclovia suspensa daquele país

A nova pista, que em algumas partes chega a cinco metros de altura e na quinta-feira (26/01) começou a ser usada em fase experimental, conecta as cinco principais áreas residenciais e os três grandes bairros comerciais da cidade litorânea, afirmou a agência oficial “Xinhua”.

Construída como uma alternativa ecológica de transporte no país mais populoso do mundo, a ciclovia foi aberta para uma fase de testes que deve durar um mês. 

Segundo os autores do projeto, a ciclovia, que ficará fechada durante as noites, poderá comportar um fluxo de mais de duas mil bicicletas por hora e está interligada a 11 estações de ônibus e de metrô da cidade.

As cidades chinesas, com graves problemas de congestionamento e poluição, estão implementando diversas medidas para reduzir o uso de automóveis, que vão desde as mais convencionais (construção de linhas de metrô e promoção dos veículos elétricos) a outras mais revolucionárias.

Entre as últimas se destaca um ônibus-túnel, também elevado, que poderia circular sobre os carros e ser uma alternativa mais barata ao metrô, uma ideia que chamou bastante atenção no ano passado, mas que agora está esquecida devido a problemas de viabilidade e financiamento.

***
Com informações da EFE de Pequim.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.