A nova pista, que em algumas partes chega a cinco metros de altura e na quinta-feira (26/01) começou a ser usada em fase experimental, conecta as cinco principais áreas residenciais e os três grandes bairros comerciais da cidade litorânea, afirmou a agência oficial “Xinhua”.
Construída como uma alternativa ecológica de transporte no país mais populoso do mundo, a ciclovia foi aberta para uma fase de testes que deve durar um mês.
Segundo os autores do projeto, a ciclovia, que ficará fechada durante as noites, poderá comportar um fluxo de mais de duas mil bicicletas por hora e está interligada a 11 estações de ônibus e de metrô da cidade.
As cidades chinesas, com graves problemas de congestionamento e poluição, estão implementando diversas medidas para reduzir o uso de automóveis, que vão desde as mais convencionais (construção de linhas de metrô e promoção dos veículos elétricos) a outras mais revolucionárias.
Entre as últimas se destaca um ônibus-túnel, também elevado, que poderia circular sobre os carros e ser uma alternativa mais barata ao metrô, uma ideia que chamou bastante atenção no ano passado, mas que agora está esquecida devido a problemas de viabilidade e financiamento.
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Com informações da EFE de Pequim.