Ônibus sem cobrador, um claro sinal dos tempos

Pois essa parceria tem prazo para terminar. De acordo com a NTU, Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, o posto de cobrador já foi extinto em 33 cidades brasileiras, e outras tantas se movimentam para que os ônibus rodem sem a presença desses profissionais. 

De acordo com a NTU, Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, o posto de cobrador já foi extinto em 33 cidades brasileiras. Foto: Folhapress.

Trata-se de um claro sinal dos tempos. Com o uso cada vez maior da tecnologia, algumas funções acabam sendo extintas. Mas, como lembra Francisco Christovam, presidente da SPUrbanuss, entidade que representa as empresas de ônibus em São Paulo, é preciso fazer essa ação com bom senso e propriedade. “O ideal é que os profissionais sejam capacitados para assumir novos postos nas empresas onde trabalham. Essa transição já vem sendo feita gradativamente pelas companhias de São Paulo”, afirma Christovam.

Contam na decisão o fato de que apenas uma parcela pequena de pessoas paga em dinheiro (cerca de 6% em São Paulo, segundo a SPTrans) e o alto custo na conta das empresas. Os valores gastos com pessoal representam 52% das despesas das empresas de ônibus urbanos brasileiras.

Para o usuário, a experiência de viagem será parecida com a de outros países. Em várias cidades europeias e nos Estados Unidos, o pagamento é feito com cartão, pelo celular ou diretamente ao motorista. 

Com o uso cada vez maior da tecnologia, algumas funções acabam sendo extintas. Foto: Secom / SMT.

Dizem que, em relação às mudanças trazidas pela tecnologia, ou você está no trem ou está no meio da linha. Em breve estaremos vendo a implantação maciça de ônibus elétricos. Em um intervalo de tempo maior, teremos os ônibus autônomos. Nesse caso, serão os motoristas a bola da vez. Portanto, é fundamental, para o bem de toda a sociedade, que os funcionários sejam permanentemente estimulados e capacitados profissionalmente para que não sejam atropelados pelo trem da história, que corre cada vez mais rápido.

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Conteúdo semanal assinado pelo Pro Coletivo, blog parceiro de conteúdo, especializado em assuntos da multimodalidade. 

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