A festa de Momo é efêmera. A vida é para sempre

Acabou o Carnaval e já estamos na segunda quinzena de Fevereiro, um mês curto por natureza, em um ano que ainda não começou.

Teremos pela frente pouco mais de 300 dias para superar as dificuldades e encontrar alternativas para transformar esse período de péssimas perspectivas numa etapa favorável, que permita a cada um de nós vencer, identificando e promovendo as mudanças necessárias para atingir as metas estabelecidas.

Sem desconsiderar os fatores externos, notadamente o político, o econômico, o social e o ambiental, os quais estão longe de serem solucionados a contento no decorrer desse exercício, é na esfera individual que as lutas devem ser alimentadas, na busca de força, de sabedoria e de equilíbrio imprescindíveis para enxergar as soluções adequadas que, individual e coletivamente, sejamos capazes de incorporar aos distintos aspectos do viver.

Para além do que 2016 nos reserva, e dos pesados prognósticos que ouvimos de variados especialistas, as revoluções que cada um produzir serão capazes de inspirar mudanças de atitudes e de comportamentos na sociedade.

Diferente da festa de Momo, que é efêmera, a vida é para sempre, e temos a possibilidade de construí-la e aprimorá-la a cada segundo, em um permanente exercício de aprendizados e de transformações aplicados cotidianamente a partir da consciência de quem somos, e de quais caminhos estamos dispostos a percorrer para lidar com as diferentes situações que vivenciamos. Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F.Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.