A pulsante mobilidade paulistana

Em São Paulo, essa cidade de magnânimas dimensões, há também muita abertura para acolher novos projetos que envolvem tecnologia e mobilidade. Está na capital paulista o MobiLab, Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de São Paulo, que reúne startups focadas em prospectar, experimentar e impulsionar soluções inteligentes para os problemas da cidade. 

O MobiLab promove a interação entre técnicos da administração pública, terceiro setor, startups e universidades. Foto: Pro Coletivo.

É também na capital paulista que estão a maior parte de ONGs e associações dedicadas a trabalhar em prol do pedestrianismo, do maior uso da bicicleta e do estímulo ao transporte coletivo, entre outros projetos.

Associações como Cidade Ativa, Cidade a pé, Sampapé, Bike Anjo, Corrida Amiga, Carona a pé, Mobilize, CalçadaSP, entre várias outras, nasceram em São Paulo e se propõem a botar a boca no mundo para fazer as pessoas andarem mais, experimentarem a bicicleta, subirem em um ônibus ou metrô ou mesmo compartilharem com outras pessoas o carro – que costuma carregar apenas um indivíduo, em sua maioria.

Nós, do Pro Coletivo, lutamos para que mais pessoas deixem seus carros nas garagens e experimentem o transporte coletivo. Quanto mais gente andar de transporte público, melhor será a nossa cidade. Com menos carros nas ruas, teremos um ar menos poluído, menos acidentes, menos estresse e menos individualismo.

A ONG Cidade Ativa trabalha com active design — conceito que usa o urbanismo para combater o sedentarismo. Foto: Divulgação.

Sim, tem muito ainda por fazer. E as tarefas envolvem a melhoria do planejamento urbano, o investimento nos modais sobre trilhos e no transporte coletivo, políticas públicas que favoreçam os ciclistas e os pedestres, e um olhar mais afetivo, gentil e inclusivo para esta megacidade. Vindo de todos: de quem dirige, de quem pedala, de quem caminha. 

Os nós da mobilidade de São Paulo devem ser desatados com rigor e responsabilidade o quanto antes, pois eles atrapalham não apenas o ir e vir, mas a saúde geral de toda a população. Além do stress e do tempo parado nas ruas – o paulistano passa, em média, um mês e meio preso no trânsito por ano –, há a questão da poluição ambiental, que mata onze mil anualmente na capital paulista. E o número de acidentes também é desolador.

Lutamos todos por uma mobilidade mais inclusiva, mais leve, mais gentil, mais ligeira e mais sustentável. Para que São Paulo seja melhor para todos.

***
Conteúdo semanal assinado pelo Pro Coletivo, blog parceiro de conteúdo, especializado em assuntos da multimodalidade.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.