Bem-vindos ao youPIX FWD! Pensamento, conteúdo digital e mercado de creators

Estamos inaugurando hoje uma nova fase, o youPIX FWD.

Enquanto a fase 1 era totalmente dedicada a trazer awareness pra cultura de internet e o universo de creators, a 2 fase vai estar totalmente focada em pensar o que essa revolução cultural-comportamental significa e discutir conteúdo digital e o mercado de creators.

Esse mercado já é extremamente profissional, um negócio gigante que movimenta bilhões de dólares anualmente, e no Brasil não existe ninguém analisando isso além do youPIX.

youPIX fase 1 era pageview, eventões pra milhares de pessoas, celebração, quantidade, eyeballs e viralidade.

youPIX fase 2 é relevância, pensamento, qualidade, engajamento, comunidade, discussão e impacto.

O que isso significa na prática?

1) Não teremos youPIX Festival esse ano
O youPIX Festival virou uma espécie de fanfest (onde fãs iam apenas pra tirar foto com seus ídolos) misturada com uma conferência (discussões, debates, workshops sobre conteúdo digital e creators).

Mas a parte fanfest foi sempre a que reuniu mais pessoas. Das 18 mil que estavam lá, quase 80% estava interessada mais na parte da zueira e menos na parte de discussão. Porém, no youPIX FWD, a nossa nova fase, vamos valorizar a parte do pensamento, que discute o mercado. Assim, nesse momento, não faz sentido fazer um eventão gigantesco pros fãs.

Sim, a gente também ama de paixão reunir toda a galera em um espaço pra 2 dias de muita festa e também sabemos que o youPIX Festival representava uma grande oportunidade pros fãs encontrarem seus ídolos pra tirar aquela selfie marota. Mas não fiquem tristes, estamos pensando em outros formatos que promovam esses encontros e em breve teremos novidades.

2) Teremos o youPIX FWD
Esse ano faremos um outro tipo de evento, fechado apenas para poucos convidados aqui em São Paulo, com objetivo de discutir e fazer uma imersão no mercado de creators e conteúdo digital.

Esse evento, que vai rolar no 2o semestre, vai reunir os mais relevantes creators, representantes das novas mídias digitais e marcas pra discutir temas essenciais para a evolução do mercado de conteúdo digital. Estão programados keynotes, debates, case studies e grupos de trabalho com foco em promover diagnótisco e apontar caminhos e tendências do universo do conteúdo digital brasileiro.

Ao final do evento, o youPIX vai produzir um paper e um mini-documentário sobre o que foi o encontro e as discussões. Esse material fará um retrato do mercado atual e deixará propostas para o seu desenvolvimento, de acordo com o que foi discutido nessa “reunião de cúpula da internet”.

Pois é, vai ser bem foda e bem propositivo!

Como dissemos, o evento será fechado apenas para convidados, mas se você quiser saber mais sobre o que vai rolar, cadastre seu nome aqui: https://goo.gl/J615Oz

3) Mudamos pro Medium
Da mesma forma que as discussões mais sérias acabavam ficando diluidas dentro da festa que era o youPIX Festival, as nossas matérias e colunas mais reflexivas se perdiam no nosso site em meio às listas de memes, tumblrs do dia e outras coisas mais fun.

Vocês conhecem o Medium? O Medium foi lançado pela mesma galera do Twitter como uma opção de publicador que poderia salvar a internet do flood de informações e textos sem novidades que proliferam na rede. O slogan dos caras é “um lugar melhor pra ler e pra escrever coisas que importam” e, em geral, eles entregam o que prometem. Com essa premissa em mente, as pessoas que escrevem por aqui (como por exemplo, o ator Leonardo Di Caprio (https://medium.com/@LeoDiCaprio) costumam se engajar mais na qualidade dos textos e reflexões, o que transforma o Medium em um canal excelente pra novos pensamentos.

Como o youPIX fase 2 é justamente focado em pensamentos, resolvemos usar a própria plataforma do Medium pra fazer isso. A partir de hoje, você lerá as melhores análises e reflexões de gente foda do mercado digital sobre conteúdo e mercado de creators na nossa publicação.

Fizemos alguns testes nas últimas semanas publicando coisas antigas no Medium e o resultado foi muuuuuito interessante. Inclusive percebi o quanto somos tastemakers desse universo digital, já que recebi alguns emails, inbox e replies tentando entender o que significava nossa recente adesão ao Medium e o que estavamos achando. É isso que queremos fazer! Queremos fazer as pessoas pensarem sobre modelos há muito estabelecidos, queremos provocar o mercado e faze-lo evoluir.

Pra onde vamos? Ainda não sei! Mas clique aqui pra acessar a nossa publicação e aperte o botão de “follow” pra ficar sabendo quando lançarmos um conteúdo novo.

Você vai poder continuar acessando todo o arquivo do antigo site por aqui e nós continuamos fazendo parte da família Virgula.
Ainda não sabemos o que vamos fazer com a Memepedia, que é importante pra registrar a cultura viral e memética do nosso tempo. Em breve a gente conta o que vai rolar.

4) Outras coisas

Além do youPIX FWD e do Medium do youPIX, também estamos trabalhando com parceiros pra trazer pra vocês outras discussões, como por exemplo a websérie que fizemos com a galera da BitFilmes durante o SXSW e que tem 4 episódios focados em conteúdo. Dá o play aí que ficou foda: https://goo.gl/Xxkuyo

Também continuaremos usando toda a nossa inteligência e expertise sobre conteúdo digital, creators e millenials em outras frentes, como consultoria, palestras, atividades in company, aulas, rodadas de negócios, estratégia de conteúdo, projetos customizados e outros babados. Com tudo isso, sentimos que o youPIX FWD está olhando novamente pra frente e puxando a discussão sobre esse universo. Estamos deixando de lado conceitos que já vão ficando ultrapassados, como pageviews, pra ingressar de vez naquilo que acreditamos ser essencial nessa nova era: conversas e comunidades.

Alguns amigos próximos que ficaram sabendo da novidade antes consideraram nossa atitude ousada, mas nenhum deles achou que estavamos ficando loucos ou indo pro caminho errado.

Estamos indo pra frente!
Vamos juntos?

Por Bia Granja, co-fundadora do youPIX. E aqui, toda a história contada por ela, agora no Medium: https://goo.gl/y2nPnJ

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.