Chuta a Lua, meu filho…

As pessoas que poderiam atestar que isso aconteceu, as testemunhas, claro, já se foram. Meus pai, minha mãe, os tios, amigos, avós, todos partiram.

Ontem, por exemplo, ao fazer a caminhada habitual em torno do quarteirão para movimentar o esqueleto – já que tenho saído pouco de casa – lembrei a frase de meu pai. “Chuta a Lua, chuta a Lua”.

Era a maneira que ele achava de corrigir um hábito que eu trouxera, não me lembro de onde, nem quando, de pisar sempre com a ponta do pé direito. Chutando a Lua, eu naturalmente iria pisar primeiro com o calcanhar.

Hoje, 79 anos depois, eu sou capaz de reconstruir – pelo menos eu imagino que tenha sido assim – o que motivava meu pai a viver me recomendando para “”chutar a Lua”.

Ainda criancinha sofri um ataque de poliomielite. Quis o destino que as inevitáveis sequelas – ainda não havia sido descoberta a Sabin – fossem mínimas, quase imperceptíveis. Uma delas era arrastar um pouco o pé direito. Não que me incomodasse. Jogava futebol com a molecada e ignorava a história da pólio.

Até porque, poliomielite era palavra proibida em casa. Minha mãe proibia, assim como a palavra “lepra” (ou seja, hanseníase) e, alguns anos mais tarde, câncer. Era sempre “aquela doença”, fosse qualquer uma das três.

Aos sete anos passei a fazer fisioterapia, mas ninguém jamais mencionou a palavra “pólio”. Fiz até os 15, 16. Melhorei, passei a pisar direito, ou quase. Aos 55, as sequelas de um AVC agravaram exatamente meu lado direito, restringindo o movimento da perna e do ombro e do braço. De novo, fisioterapia.

Agora parei…E de repente me volta a lembrança do “chuta a Lua”, Veio para ficar até o fim.

Se tivesse mais tempo, talvez viesse a caminhar normalmente, sem precisar de bengala ou de mais fisioterapia. Vejo, nítida a figura do meu pai, dizendo “chuta a Lua, filho”, e respondo: estou chutando, pai…estou chutando.

***
Tão Gomes Pinto é jornalista e escritor. Atuou nos principais veículos da imprensa. 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.