‘Eight Days a Week: The Touring Years‘ sobre turnês dos Beatles nos anos 60 tem imagens nunca vistas

O cineasta Ron Howard, com Eight Days a Week: The Touring Years, mostra que há muito mais ainda, e mesmo o que já é muito conhecido pode vir a ser concatenado em uma narrativa de clareamento artístico.

A perspectiva, os anos de turnê, circunscreve o filme à beatlemania e sua histeria global, mas também permite que as circunstâncias históricas iluminem melhor a trajetória dos Fab Four.

Para isso, Howard vale-se de depoimentos insuspeitos, de gente que de alguma forma viveu como anônimo aquele período, e hoje é famoso: Whoopi Goldberg, Sigourney Weaver, Elvis Costello. E os sobreviventes, Paul e Ringo, falam muito. O diretor aprofunda episódios pouco conhecidos, como a reação dos Beatles ao racismo durante os anos da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

É profundamente emocionante a narrativa de seu show no Gator Bowl, em Jacksonville (Flórida), e o depoimento de negros que estiveram lá, como a acadêmica e cantora Kitty Oliver. A cogestão dos rumos do grupo é examinada de um jeito carinhoso. Há pouco atrito no documentário, pouca droga, pouca briga. Há mais camaradagem.

Muito antes das redes sociais, os Beatles valiam-se de uma estratégia inusitada de divulgação pessoal. Cooptaram o radialista Larry Kane para acompanhá-los em sua turnê americana. “Por que eu, um homem de notícias, iria querer acompanhar uma banda que chega em outubro e se vai em novembro?”, perguntou Kane.

O pai dele o desaconselhou: “Cuidado, eles são uma ameaça à sociedade”. Ainda assim, Kane seguiu com eles e seu depoimento, em 1964, foi profético: aquela turnê mudaria completamente a história da música pop, do show biz, do entretenimento e da cultura jovem ao redor do mundo.

Há um pouco de encenação histórica e cenas nunca vistas. A controvérsia é a versão aceita por Howard de que o final dos Beatles foi decretado por George Harrison. Esse é um final aberto: ninguém jamais saberá ao certo.

Serviço

“Eight Days a Week: The Touring Years“
Direção: Ron Howard.
Duração: 2h18min.
De qui. (2) a dom. (5); a lista de salas exibidoras está no site http://beatlesnocinema.com.br/

***
Por Jotabê Medeiros em Carta Capital.


Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.