Em Piracaia, minibibliotecas estimulam a leitura em pontos de ônibus

Minibibliotecas construídas em ‘casinhas de madeira’ e instaladas em pontos de ônibus em Piracaia (SP) têm tornado a espera pelos coletivos mais agradável e divertida em Piracaia, no interior de São Paulo. Atualmente, seis pontos de ônibus da cidade e a rodoviária, com uma sala de leitura, contam com o projeto ‘Piracaia na Leitura’.

O projeto existe desde junho de 2014 e pretende estimular a leitura entre os moradores da cidade. Nos locais, os passageiros do transporte coletivo da cidade escolhem os livros enquanto esperam o ônibus e podem até levar as obras para casa. O empréstimo é gratuito e por tempo ilimitado.

A ideia das minibibliotecas foi do psicólogo Marco Maida e da socióloga Amanda Leal. Quando o casal mudou para a cidade, eles perceberam que os pontos de ônibus eram amplos e poderiam abrigar as minibibliotecas. Ambos são apaixonados pelo universo da leitura e viram na iniciativa uma oportunidade de compartilhar o gosto pelos livros com a população

Para colocar em prática o modelo, eles levaram a ideia à prefeitura da cidade, que apoiou o projeto.

Além disso, para montar o acervo das biliotecas, Marco e Amanda contaram com a ajuda de amigos para arrecadar os livros. Desde o início do projeto,  foram arrecadados mais de 15 mil livros – de crônicas e poesias a livros de receita. Além dos sete espaços em funcionamento, outros dois estão em fase de acabamento.

Expectativa
A previsão dos idealizadores do ‘Piracaia na leitura’ é que esse ano dobre o número das ‘casas de leitura’.

”Elaboramos um projeto e arrecadamos fundos para que esse ano a gente dobre o número de pontos de ônibus contemplados com nosso projeto, já conseguimos 30% do valor desejado”, disse Amanda. A ajuda para financiar o projeto vem de voluntários, que fazem doações.

***

Do G1 Vale do Paraíba e Região. Colaborou Leonardo Medeiros

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.