Então, é Natal. O descanso é um presente

Estudiosos afirmam que a figura de Papai Noel, bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d. C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

Pois bem. Recentemente o Facebook me “presenteou” com um vídeo no qual reuniu os meus melhores momentos deste ano.

A lógica de escolha das fotos dessa empresa de Rede Social levou em conta a audiência, ou seja, as imagens mais curtidas na minha linha do tempo.

Aproveitei esse fato e fiz o meu filme mental, visto que já estamos em clima de Papai Noel, como diz aquela canção “inesquecível” interpretada pela Simone: “Então é Natal!”

E como neste ano as Boas Festas e o Réveillon serão em finais de semana prolongados, o que garantirá quatro dias de descanso em cada uma das datas festivas, é provável que as celebrações sejam mais saborosas.

Alguns até poderão emendar os dois feriados e engrenar um período bastante satisfatório para confraternizar, só retornando ao batente na segunda semana de Janeiro.

Diante dessa possibilidade, independente do tempo de folga, e das escolhas do que fazer e para festejar, o caminho sensato é cuidar daquilo que temos controle: emoções, sentimentos, e decisões, mas sem deixar de olhar e levar em conta os fatores externos, porque tudo está conectado o tempo todo.

Com fé, confiança e equilíbrio, em 2019, continuarei nutrindo relações individuais e coletivas verdadeiras, por meio das quais tenha a oportunidade de alimentar a minha existência, e colaborar para que, apesar dos fatos já sabidos, o Brasil seja mais digno, solidário, próspero e pacífico para mim e para nós todos.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

– Alemanha (Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, “Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz). 

Por aqui, fico. Até a próxima.

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.