Faixas de ônibus em SP estão mais seguras, apontam dados da CET

As faixas exclusivas para ônibus à direita na cidade de São Paulo, que também são usadas por táxis com passageiros, são, em geral, seguras.

É o que revela levantamento da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, divulgado pela repórter Juliana Diógenes, do jornal O Estado de São Paulo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com os dados, os atropelamentos por ônibus que resultaram em mortes caíram 39% em 2015 na comparação com 2014. Foram 56 mortes no ano de 2014 contra 34 em 2015.

A cidade de São Paulo alcançou em 2015, quase 500 km de faixas para ônibus. Atualmente são 503,3 km deste tipo de espaço dedicado ao transporte coletivo. Nenhuma faixa de ônibus na cidade de São Paulo teve mais de uma morte e a maioria não registou nenhum acidente fatal. No entanto, chama a atenção o total de ocorrências entre as avenidas Francisco Matarazzo e Ipiranga, no mesmo corredor, em uma distância de aproximadamente 4 km: foram 4 atropelamentos fatais por ônibus.

De acordo com o levantamento, outras seis mortes por atropelamentos ocorreram em faixas no centro expandido: no Largo da Lapa (zona oeste); na Avenida Celso Garcia (zona leste); na Praça Padre Damião (zona sul); e nas Avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Tiradentes, além da Rua da Consolação (região central).

O fato de os pedestres estarem mais acostumados com as faixas de ônibus e pelos locais disciplinarem o tráfego, inclusive possibilitando uma redução da velocidade dos ônibus e menor interferência de carros e motos, pode explicar a redução no número de acidentes.

***

Adamo Bazani em seu blog Ponto de Ônibus. 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.