Manchester, na Inglaterra, vai plantar 3 milhões de árvores para combater as mudanças climáticas

Um programa de arborização urbana – de nome City Of Trees – anunciado pelas autoridades locais inclui o plantio de três milhões de novas árvores em Manchester ao longo dos próximos 25 anos. Para se ter uma ideia do tamanho deste projeto, há alguns anos Nova York iniciou um projeto parecido, mas com o intuito de plantar um milhão de árvores em dez anos (veja os detalhes de NY aqui). Os britânicos querem triplicar este montante.

Então, por que 3 milhões?

O número, simbolicamente, representa a população atual da área metropolitana da Grande Manchester (a cidade propriamente é a casa de pouco mais de meio milhão de residentes). Como tal, uma árvore será plantada para todos e cada ‘Mancunian‘ (residente) – cada homem, mulher e criança de Blackrod a Broadbottom – enquanto um adicional de 2.000 hectares de floresta abandonada existente e negligenciada, será revivida.

Até agora, 94.380 árvores – este número inclui 318 árvores de rua e 846 árvores frutíferas – foram plantadas como parte do “movimento inovador e emocionante” que está “definido para revigorar a paisagem da Grande Manchester”. No processo, 7.000 Mancunians que podem ter sentido uma desconexão com o mundo natural estarão agora, de acordo com a iniciativa, “ligados à natureza.”

Outro ponto importante da iniciativa é a conscientização da população. “Queremos envolver as pessoas muito mais em seu ambiente natural, com o plantio de árvores, com a gestão das áreas verdes e compreendendo os benefícios que as árvores e florestas podem trazer à sociedade”, disse Hothershall.

Em entrevista à BBC, o diretor do programa, Tony Hothershall, explicou que, mais do que plantar os três milhões de novas árvores, a prefeitura pretende focar esforços em áreas que já existem, mas não estão bem cuidadas.

***

Com informações da redação CicloVivo e Mother Nature Network (Inglês).

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.